É fundamental que o educador, ao pensar e organizar o seu fazer pedagógico, tome como uma de suas referências a relação que existe entre o currículo escolar e a vida que está dentro e no entorno imediato da escola (não esquecendo que hoje a mídia traz para próximo de nós o distante), isto é, coloque a realidade como pauta de suas propostas de trabalho. Essa abordagem do real, entre outros aspectos, favorece a prática da trans e da interdisciplinaridade e possibilita ao aluno, conforme afirma Hernández, a construção da subjetividade, o estudo das transformações na sociedade e na natureza, a possibilidade efetiva de realizar a pesquisa-ação para resolver problemas reais. O estudo a partir dessa perspectiva amplia horizontes, permite vários olhares sobre os fenômenos sociais e naturais, provoca mudanças na vida das pessoas, altera a organização do espaço e do tempo escolar, desfocando a sala de aula como o único ou o mais importante espaço de aprendizagem. Enfim, dá à escola a condição de geradora de cultura e não apenas de aprendizagens conteudísticas.
Colocamos, assim, em destaque nesta edição as matérias: Ciência no dia a dia, que, a partir do estudo de diferentes frutas, permite ao aluno desenvolver a habilidade investigativa de questionar para aprender melhor; Ambiente e vida, que, por meio da efetivação de práticas sustentáveis, oportuniza aos alunos desconstruirem a visão utilitarista e antropocêntrica que, muitas vezes, temos da realidade que nos rodeia; História Local, que aproxima os alunos do saber histórico e a eles oferece a oportunidade de serem sujeitos das ocorrências e participantes dos acontecimentos no mundo em que vivem; Inserção no trabalho, que trata de questões relativas a ocupações residuais em nossa sociedade, quase sempre presentes na vida dos alunos, e os coloca frente a frente com o cotidiano; Ubatuba em tramas: a vida, o homem e o espaço, projeto desenvolvido por alunos de 7º ano, em que são desafiados a aprender por meio do contato com a realidade imediata.
A realidade está ao alcance de todos – alunos e professores. Façamos por isso, bom uso da mesma para tornar concreta uma educação de qualidade.
Os Editores
Revista do Professor
Nº 106 – Abril a Junho de 2011
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