segunda-feira, 30 de maio de 2011

IEL-MT dá dicas para estudantes que pretendem iniciar um estágio

Em todas as etapas da vida profissional as atitudes valorizadas no ambiente corporativo são apresentação pessoal, responsabilidade, prontidão e criatividade. Para o estagiário, estas qualidades precisam se multiplicar e serem acrescentadas a grandes doses de curiosidade, flexibilidade, empreendedorismo e produtividade. Um desafio para quem pretende sair da faculdade com a carteira assinada, com pouca experiência, mas com conhecimento teórico de sobra.

O Instituto Euvaldo Lodi (Iel-MT) recebe diariamente dezenas de alunos que buscam vagas de estágio em diversas áreas e que são encaminhados para empresas que acreditam no potencial dinâmico de quem quer aprender praticando. Formações técnicas, de nível médio e superior são requisitadas e além da matrícula no curso também levam em conta a postura e o comportamento de quem decide procurar um estágio.

As oportunidades são muitas, mas o mercado faz uma triagem natural que seleciona quem está preparado, gosta de desafios e torna o estágio uma meta pessoal e profissional. “Hoje o estagiário é avaliado em vários aspectos, um conjunto que envolve liderança, boa comunicação e motivação” explica a gerente de RH, Suleima Metelo. Com a missão de selecionar estagiários de áreas como administração, economia e contábeis, Suleima conta que o comprometimento ainda é um ponto de avaliação que impacta na hora de contratar. “Respeitar horários e cumprir demandas é ponto forte de quem se destaca no estágio e está pronto para encarar o mercado de trabalho sem problemas”, conta.

De acordo com a coordenadoria do Iel-MT, em 2010 foram encaminhados para o estágio 6.024 estudantes. Um número que este ano tende a aumentar consideravelmente, devido ao crescimento da indústria mato-grossense que tem alavancado a economia e o número de contratações. O perfil determinado do estagiário e a dedicação em aprimorar qualificações com outros cursos como informática e idiomas é também um fator de destaque que ajuda quem almeja uma boa vaga.

No curso de engenharia elétrica e renovando o estágio do Iel-MT em uma empresa de telecomunicações, o estudante Allan Barbosa Vieira, de 21 anos, tem buscado priorizar o aprendizado, aprender outra língua e deixar para trás as frustrações de quem se desanima com a vida de estagiário. “Este é o primeiro passo para conseguir um trabalho, então meu objetivo é alinhar estudo e aprendizado prático. Um estagiário tem de ser curioso, observador e demonstrar interesse e sei que o futuro guarda boas oportunidades para quem decide se esforçar agora,” conta o estudante.

Para transformar o estágio em uma possibilidade de emprego é preciso estar preparado e entender que este esforço na busca de capacitação é um diferencial a ser seguido durante toda a carreira profissional. O mercado globalizado exige colaboradores que possam contribuir e evoluir com as metas da empresa, deixando de lado ser um mero cumpridor de tarefas.

Encaminhamento de estágio - Instituição vinculada ao Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), o Iel-MT tem como uma de suas metas intensificar a presença de estudantes em ambientes de trabalho e fortalecer a aproximação entre instituições de ensino e empresas. Este trabalho tem avançado de forma quantitativa e qualitativa no número de encaminhamentos de estágio com sucesso e posterior contratação.
Alunos que procuram uma vaga de estágio podem entrar em contato com o Iel-MT pelo site (www.iemt.com.br), efetuar um cadastro e conferir as vagas disponíveis diariamente. Mais informações pelo telefone: (65) 3611 1501 ou twitter @ielmt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário