segunda-feira, 30 de maio de 2011

Professora é homenageada por proteger crianças em tiroteio

luan.santos

As autoridades do Estado mexicano de Nuevo León reconheceram nesta segunda-feira a professora Martha Rivera por seu valor e coragem ao aplicar “corretamente os protocolos de segurança” em uma creche durante um intenso tiroteio. “Me sinto muito orgulhosa, principalmente das crianças.

Elas me deram coragem para agir como agi”, disse Rivera após receber uma distinção de Rodrigo Medina de la Cruz, governador de Nuevo León, localizado na fronteira com os Estados Unidos.

A história foi divulgada no fim de semana depois que um amigo da professora colocou no YouTube um vídeo no qual se vê um grupo de crianças deitadas no chão enquanto a professora canta e pede que permaneçam agachadas. Ao fundo, se escutam as rajadas de tiros. Rivera, que gravou o vídeo com seu telefone celular, comentou que teve muito medo quando começaram os estrondos de tiros de armas pesadas a poucas ruas de onde fica a creche.

A professora explicou que é responsável por aplicar os protocolos de segurança implementados no ano passado pela Secretaria de Educação, que instruem os professores sobre o que fazer em situações de risco. “Gravei o vídeo para ter evidências, já que nossos superiores nos pedem isso”, afirmou Rivera.

O vídeo foi reproduzido em todas as grandes emissoras de televisão e teve grande êxito nas redes sociais, através das quais a professora recebeu inúmeras mensagens de admiração e respeito por sua atuação durante o tiroteio. “Com a canção, queria que as crianças esquecessem do barulho dos tiros”, afirmou Rivera, que não aparece no vídeo, mas já tem mais de 2,2 mil seguidores em seu perfil no Twitter.

“Não tentei ser famosa nem reconhecida, somente me vi naquele momento e com a inteligência adequada para mostrar nossa realidade”, respondeu Rivera por meio das redes sociais. Desde março do ano passado, Monterrey é palco de uma violenta guerra de cartéis, que já deixou mais de 1,2 mil mortos.

Nesta semana, três ações violentas ocorridas na região metropolitana de Monterrey causaram a morte de 17 pessoas e deixaram várias feridas, entre elas uma menina de 5 anos. Desde julho de 2010, o governo de Nuevo León começou a oferecer cursos de capacitação a milhares de professores para que saibam como reagir em tiroteios registrados tanto em escolas como em suas imediações.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário