terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ação política de Nilson Leitão garante UFMT em Alta Floresta

Da Assessoria/ Dep. Nilson Leitão

A confirmação da instalação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso foi feita pelo pró-reitor do campus de Sinop, Marco Antonio Araújo Pinto à prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura (PDT). A decisão é um reflexo direto da ação do deputado federal Nilson Leitão (PSDB) que em outubro passado realizou uma audiência pública na cidade para debater a interiorização da universidade.

O encontro, realizado no museu, reuniu pais, alunos, professores, empresários, a reitora da universidade, Maria Lucia Cavalli Neder, o pró-reitor em Sinop, prefeitos e vereadores da região conhecida como Alto tapajós. Na oportunidade, a reitora disse não ser possível precisar o tempo necessário para a instalação de um campus, mas que lutaria para que ao menos cursos modulares chegassem à região.

Em Brasília, o deputado Nilson Leitão fez gestão junto ao ministério da educação e discutiu com o ministro Fernando Haddad a viabilidade de levar a universidade à região, além de buscar garantias da instalação do curso de medicina no campus sinopense.

Embora a universidade ainda não tenha previsão orçamentária, já foi definido que o campus será instalado no prazo de três anos; até lá, ao menos um curso será ministrado: enfermagem, cuja licenciatura terá 35 vagas com aulas previstas para iniciar em agosto do próximo ano.

Levantamento feito junto a alunos do ensino médio local mostrou a preferencia e expectativa dos estudantes quanto a cursos de nível superior. Engenharia civil, medicina e medicina veterinária foram os três primeiros colocados, no entanto se tornam inviáveis agora pela falta de estrutura.

O curso de enfermagem também foi lembrado pelos estudantes, foi escolhido por sugestão das autoridades presentes à audiência e ratificado pela Comissão Pró-instalação da Universidade diante da necessidade de capacitar mão de obra na área da saúde, em especial para atender ao hospital regional, responsável por pacientes de 16 municípios do entorno e outros tantos da região sul do Pará.

“Fico feliz em saber que a semente plantada dias atrás na Audiência Pública, começa a germinar. Uma vez que a decisão de levar a UFMT à região foi tomada, vamos dar o passo seguinte que é garantir recursos no orçamento da união. Fiz um compromisso com a população de Alta floresta e região e não vou descansar enquanto o sonho não for plenamente realizado”, disse Leitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário