terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estudantes de MT conquistam sete medalhas nas Olimpíadas Escolares

Os estudantes de Mato Grosso conquistaram sete medalhas nas Olimpíadas Escolares 2011, categoria A, para atletas de 15 a 17 anos. No evento realizado entre os dias 02 a 12 de dezembro em Curitiba (PR), o Estado acumulou três ouros, três pratas e um bronze. As cinco primeiras medalhas foram conquistadas pelo atletismo na primeira fase do evento (02 a 05/12).

As duas últimas conquistas do Estado vieram no último dia da competição, com o handebol e o basquete masculino que ficaram com o primeiro e o segundo lugar, respectivamente. Os medalhistas de ouro são do Colégio Vinícius de Moraes, localizado na cidade de Sorriso. Com a vitória de 25 a 16, sobre o Colégio Castro Alves da cidade de Cariacica no Espírito Santo, os mato-grossenses conquistaram o tricampeonato do torneio da categoria especial (formada pelos melhores equipes do país).

A medalha de prata foi conquistada pela equipe do Instituto Cuiabano de Ensino (ICE), localizado na Capital. Apesar da derrota de 71 a 63 para o Colégio Marista da cidade de Boa Vista, em Roraima, os estudantes garantiram o acesso, em 2012, do basquete do Estado, a categoria especial.

Ainda nos esportes coletivos, o basquete feminino representado pela equipe do Colégio Padre José de Anchieta de Araputanga terminou a competição na quarta colocação e também mantiveram as meninas na categoria especial.

Avaliação

Para o técnico da coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e chefe da delegação mato-grossense nos jogos, Rosberg Martins, a participação do Estado na segunda fase (05 a 12/12) das Olimpíadas foi satisfatória. “Das quatro modalidades coletivas (futsal, handebol, basquete e vôlei) conquistamos dois pódios. Na primeira fase (dedicada aos esportes individuais) já havíamos tido um bom desempenho”, comentou.

As primeiras conquistas dos atletas mato-grossenses ocorreram nos primeiros dias de competição (02 a 05/12). O destaque foi para os estudantes que competiram na modalidade atletismo. Eles trouxeram para Mato Grosso: dois primeiros lugares, dois segundos e um terceiro. Conforme Martins, a expectativa para 2012 é maior já que Cuiabá será a sede do evento. “O Estado por intermédio da Seduc e Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) irá intensificar o apoio aos esportes estudantis. Pretendemos ampliar nossas vitórias competindo em casa”, disse.

Hegemonia

Tricampeão no handebol masculino, o professor de Educação Física e técnico do esporte no Colégio Vinícius de Moraes, Cristiano Fripp, informou que começará a pensar no próximo mês, a montagem do time que disputará as Olimpíadas 2012, em Cuiabá. “Alguns de nossos atletas já completaram 17 anos, portanto não poderão competir ano que vem. Por isso começarei a partir de janeiro, a fazer as substituições buscando manter a força da equipe”, disse.

Ele comentou ainda sobre a hegemonia de seus atletas no handebol nacional. “Esse é o nosso terceiro título consecutivo das Olimpíadas categoria A, além disso, já conquistamos o Pan Americano para atletas de 15 a 17 anos. Essas conquistas todas são frutos do trabalho de mais de 14 anos que fazemos na escola e também do apoio da Seduc, Seel, da prefeitura do município e dos empresários locais”, finalizou.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT



Nenhum comentário:

Postar um comentário