terça-feira, 13 de dezembro de 2011

EdUFMT lança livro com catálogo de arquivos da arquidiocese de Cuiabá

Redação 24 Horas News


Desdobramento de um projeto que visava à catalogação e microfilmagem do acervo de documentos da Arquidiocese de Cuiabá, “O Arquivo da Curia Metropolitana de Cuiabá” será lançado em DVD no dia 19 de dezembro, às 9h, no saguão da Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT). Está confirmada a presença no evento do Arcebispo Dom Milton e Arcebispo Emérito de Cuiabá Dom Bonifácio.

Editado pela EdUFMT e Entrelinhas, o trabalho é resultado do esforço conjunto das historiadoras Elizabeth Madureira, Maria Adenir, Quelce dos Santos e Sibele de Moraes. A catalogação foi realizada por meio do projeto “Memórias da Igreja em Mato Grosso: o Arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá”, que possibilitou o arranjo e microfilmagem do acervo.

São cerca de 26 mil arquivos distribuídos em 10 DVDs e 01 CD com o índice do catálogo. Os documentos possibilitam acompanhar a trajetória da igreja católica na região, no período de 1756 a 1956. Entre os arquivos estão registros de batismo, casamento e óbito; correspondências do Vaticano; documentos sobre personalidades eclesiásticas, associações, asilos e irmandades religiosas; bulas papais e processos de divórcio.

Três mídias foram dedicadas a fotos da vida cotidiana da igreja e da cidade no século XIX. Entre elas, revela Maria Adenir, está uma foto de Santos Dumont com dedicatória para o arcebispo, fotos de Dom Aquino Correia com personalidades como o ex-presidente Getúlio Vargas e da sua família.

Mais informações com a editora (65) 3615 8322.

Nenhum comentário:

Postar um comentário