domingo, 11 de dezembro de 2011

O adjetivo dá qualidade ou qualifica?

Compreender se o adjetivo dá qualidade ou se qualifica representa um avanço acerca dos conhecimentos gramaticais Desde o início de nossa convivência com os aspectos que norteiam a gramática, aprendemos dizeres mais ou menos assim: “o adjetivo dá qualidade ao substantivo”. Assim, em face dessa realidade, ocupemo-nos, a princípio, em analisar os enunciados que seguem:

Vestido feio
Garoto mal-educado
Casa assombrada...

Partindo para uma análise mais apurada dos fatos, eis que alguns questionamentos tendem a nos instigar, a começar por:
“Feio, mal-educado, assombrada” entre muitos outros que existem por aí (no mal sentido, é claro), podem ser considerados como qualidades? Ora, “qualidade” denota algo positivo, não acha?

Embrenhando pelas veredas sinuosas da análise sintática, vamos além, baseando-nos no seguinte exemplo:
A garota está triste.
Deparamo-nos mais uma vez com o fato expresso anteriormente, ou seja, ao analisarmos o termo em destaque, constatamos ser ele o predicativo do sujeito, porque dá qualidade, caracteriza o sujeito, haja vista se tratar de um adjetivo. Assim, sentimo-nos questionados mais uma vez: “triste” é realmente uma qualidade? Ou seria uma qualificação?

Caros (as) usuários (as), tais exemplos foram usados somente no intuito de revermos um simples e corriqueiro conceito: o adjetivo dá qualidade ou qualifica o substantivo?

Assim, tendo em vista os aspectos expressos pela palavra “qualificação”, esta pode se constituir tanto de traços positivos, quanto de traços negativos. Daí o fato de qualificação ser o termo mais indicado.

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário