domingo, 11 de dezembro de 2011

Definindo conceitos

Grupo de Jovens

a) Participação

“A pessoa faz história tomando parte na definição dos rumos e na construção de uma nova sociedade. Na perspetiva cristã, o indivíduo é chamado a orientar-se e a comprometer-se para ser mais humano. Assumir-se sujeito e participar e comprometer-se com as decisões e ações no processo histórico.

“A participação do maior número no máximo de responsabilidade não é somente uma garantia de eficácia coletiva; ela é também uma condição de felicidade individual, uma tomada de poder cotidiano sobre o destino. Não se trata mais para o cidadão de delegar seus poderes, mas de exercer, em todos os níveis da vida social e em todas as etapas da vida” Faure.

O planejamento participativo... “é um processo em que as pessoas realmente participam porque a elas são entregues não só as decisões específicas, mas os próprios rumos que se deve imprimir à escola. Os diversos saberes são valorizados, cada pessoa se sente costrutora - e realmente o é - de um todo que vai fazendo sentindo à medida em que a reflexão atinge a prática e esta vai esclarecendo a compreensão, e à medida em que os resultados práticos são alcançados em determinados rumos” Gandim.

b) O que é planejar?

O planejamento relaciona-se com a vida diária do homem. Vive-se planejando. De uma forma ou de outra, de uma maneira empírica ou científica, o homem planeja. Sempre que se buscam determinados fins, relacionam-se alguns meios necessários para atingi-los. Isto, de certa froma, é planejamento.

a) planejar é transformar a realidade numa direção escolhida;
b) planejar é organizar a própria ação (de grupo, sobretudo);
c) planejar é implantar um processo de intervenção na realidade;
d) planejar é agir racionalmente;
e) planejar é dar clareza e precisão à própria ação (de grupo sobretudo);
f) planejar é explicitar os fundamentos da ação do grupo;
g) planejar é realizar um conjunto de ações, proposta para aproximar uma realidade um ideal;
h) planejar é pôr em ação um conjunto de técnicas para racionalizar a ação.

O que é um planejamento?
Planejamento é um processo de tomada de decisões. Processo significa uma série de ações, de reuniões, discussões, reflexões e decisões envolvendo todos os participantes do grupo, setor ou serviço que planeja. É pensar ANTES, DURANTE e DEPOIS.

Planejamento é o processo de tomada de decisões sobre o trabalho a ser feito. Não se faz numa reunião. Ele começa bem antes de se registrar qualquer coisa por escrito e não termina depois que elaboramos um plano de ação. Esse processo acompanha todo o trabalho e vai indicando caminhos o tempo inteiro.

O que é um plano
Plano é o registro por escrito das motivações e tomadas de decisões para dar andamento ao trabalho. O plano pode ser modificado se, no decorrer do processo de planejamento, for percebido uma necessidade de correção das decisões anteriores.

O que é ação
Ação é o ato de interferir na realidade. Este ato de interferir na realidade pode ser planejado ou não. No primeiro caso nós teremos uma açao que tem tudo para ser eficaz e que provocará transformações. No segundo caso teremos um simples ativismo, que certamente não vai levar a nada. Pelo contrário, vai deixar todo mundo iludido de ter feito uma coisa boa. O essencial é a ação refletida, executada e avaliada.


Planejamento
Pastoral/comunitário/acompanhamento

1. Descreva a situação do grupo que você acompanha.
a) Número de participantes;
b) Tempo de existência;
c) Como são os participantes (cidade, comportamento, compromisso, interesse);
d) Quem os acompanha no grupo;
e) Existe preparação das reuniões? como?

2. Olhando para a realidade do grupo descreva que resultados você espera alcançar daqui a um ano?

3. Diante desta realidade descreva as cinco maiores dificuldades.

4. Quais são as necessidades que estas dificuldades apontam?

5. Priorize uma necessidade para planejar.

6. Passos - O que? Como? Quando? Onde?

7. Como será divulgado e partilhado este projeto?

8. Como será o processo de planejamento?

Elaboração: Equipe da Casa da Juventude Pe. Burnier, Goiânia, GO.
(Adaptação do roteiro de como iniciar um grupo de jovens, volume 1, CAJU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário