sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MT- Aulas do Pronatec começam na segunda-feira

Cerca de 900 alunos que cursam o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em Escolas Estaduais ou egressos devem começar a partir de segunda-feira (19.12) a frequentar as aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Eles devem integrar 30 turmas que estão sendo formadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de auxiliar administrativo, promotor de vendas, informática básica e auxiliar: de pessoal, de crédito e cobrança, e de web design serão ofertadas nas 23 cidades polos do Estado que possuem unidades do Senai. De acordo a técnica da Seduc, responsável pelo Programa em Mato Grosso, Elissandra Vaz, duas turmas já estão em andamento em Cuiabá.

“Demos início na primeira quinzena deste mês aos cursos de auxiliar administrativo para 60 estudantes da Capital. Eles frequentam as aulas no contraturno escolar nas unidades do Senai. Os cursos têm carga horária de 160 a 200 horas”, contou. Ela ainda informou que mesmo com a formação das novas turmas, outras 6.270 vagas continuarão disponíveis.

“Estamos tendo dificuldade para formação das turmas. Provavelmente isso está ocorrendo em função do início do período de férias escolares. Entretanto, para o ano que vêm a expectativa é que todas as vagas para os cursos FIC sejam preenchidas”, afirmou Elissandra.

Outros 2.848 cursos técnicos com carga horária de 800 a 1.600 horas também terão início em 2012. Entre os cursos que serão ofertados estão edificações, segurança do trabalho, informática, guia de turismo, análises químicas, entre outros. Além das unidades do Senai, as formações serão ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e Instituo Federal de Mato Grosso (IFMT).

Inscrições

A Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc recebeu às pré-inscrições dos interessados em participar dos cursos FIC, até sexta-feira (09.12). Ao todo foram 3.360 inscritos. Com o atendimento de 960 alunos nas duas turmas existentes e nas que entraram em funcionamento na próxima segunda-feira, os outros 2.400 inscritos deverão ser contemplados no próximo ano. Outras 3.870 vagas ficarão disponíveis para novos interessados.

Além de Cuiabá, as demais cidades que possuem unidades formadoras disponibilizarão cursos dentro do Pronatec são elas: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Taquari, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colíder, Confresa, Guarantã do Norte, Juína, Nova Mutum, Nova Olímpia, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Poconé, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário