sábado, 17 de dezembro de 2011

A Liderança é uma benção

Andre Bellucci

Dias atrás lendo o livro Jogando Para Vencer, de John Wooden e Steve Jamison, me impressionei com a seguinte história contada por Bernardinho (técnico da seleção de vôlei do Brasil).

“Na minha caminhada junto à seleção masculina de voleibol, tive o privilégio de trabalhar com grandes atletas, tanto pelo elevado nível técnico quanto pelo altruísmo e a capacidade de doação. Foi assim no primeiro ciclo que culminou com a medalha de ouro em Atenas, onde o já campeão olímpico Giovane – medalha de ouro em Barcelona, em 1992 - permaneceu por muito tempo no banco de reservas, entendendo a importância de desafiar seus companheiros diariamente nos treinamentos para que eles pudessem crescer.

Hoje, percebo o mesmo comprometimento ao observar a postura do supercampeão e capitão Giba, muitas vezes na posição de reserva. Ele continua dando 100% nos treinos e participando ativamente dos jogos, numa função de apoio permanente aos seus colegas de equipe. Ao deixar o ego de lado em nome do time, Giba assumiu um papel fundamental, embora de menor visibilidade”.

Lendo essa passagem do livro fiquei pensando o que realmente representa a função de líder. E então escrevi algumas percepções que tive:

1) Para ser líder é necessário ser o exemplo. Imagine como o Giovane iria explicar para um atleta de alto nível do seu time hoje, que ele precisa ir para reserva porque não esta em condições melhores que outro companheiro, se o mesmo já não tivesse feito isso lá atrás.

2) Para ser líder é necessário aguentar a pressão, se manter no topo requer o dobro de trabalho, por isso a liderança é uma benção. Exige que você esteja cercado dos melhores sempre. Por vezes alguns se cercam de pessoas em nível intelectual e produtivo menor para assim se destacar, porém, neste momento o coletivo perde. Se você deseja que sua empresa cresça, comece a contratar pessoas melhores que você.

3) É possível liderar sem aparecer. Giba é um bom exemplo disso, quantos de nós não gostaríamos que no momento de pressão extrema saísse um craque do banco de reservas e nos conduzisse à vitória. Eu mesmo assisti algumas partidas onde isso aconteceu. Na maioria dos casos o trabalho do líder é simplesmente promover o crescimento dos outros, e em um momento de instabilidade fazer uma inserção rápida e colocar as coisas no lugar novamente.

4) É importante promover a renovação e valorizar a experiência daqueles que estão a mais tempo no grupo. Sempre haverá um novo time dentro da empresa, e cabe à liderança estimular cada um para que possam continuar vencedores.

Enquanto escrevo isso estou refletindo sobre quantas características destas citadas acima eu tenho e quantas eu preciso melhorar. Descobri ainda cedo que um cargo de liderança não representa nada se você está cercado de gente que apenas te admira.
Para que possamos manter a nossa empresa crescendo precisamos de pessoas que nos desafiem a serem melhores a cada dia. Só assim continuamos a evoluir. Como diria John Wooden.

“Não sou como deveria ser
Nem o que eu queria ser
Ou o que virei a ser
Mas estou grato por não ser mais quem costumava ser”.

André Luiz Bellucci é empresário, trainer da Dale Carnegie Training em Cuiabá e escreve neste blog todo sábado - engbellucci@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário