Redação 24 Horas News
Os acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) farão um manifesto nesta quarta-feira (22), às 8h, em frente ao Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). Paralisados desde o dia 6 de junho, os estudantes querem a execução correta do Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Medicina.
Em 2009, o modelo tradicional de ensino médico foi alterado para um sistema mais arrojado e centrado na figura do aluno. Porém, a alteração curricular não está sendo cumprida em sua totalidade acarretando prejuízo para os alunos e futuramente para a população que depende de médicos capacitados.
Dentre os problemas enfrentados estão o descumprimento da carga-horária em aulas práticas e teóricas como Saúde da Mulher III (não foi dada nenhuma aula), Clínica Médica e Cirúrgica. Outro ponto preocupante é a indeterminação de término da construção do novo hospital universitário. Juntamente com o novo método de ensino, a Universidade passou de 40 para 80 o número de vagas ao ano e o atual hospital não comporta o dobro de alunos em internato.
Com faixas e cartazes os alunos vão percorrer parte da Avenida Rubens de Mendonça e depois retornarão ao HUJM. No Hospital, entregarão documentos aos chefes de departamento pedindo que participem das reuniões com a coordenação da faculdade e reitoria para viabilizarem a execução do curso como preconiza o plano de ensino e o projeto político pedagógico.
A paralisação envolve todos os semestres com o novo sistema de ensino. Reuniões com a direção do curso estão sendo realizadas desde a semana passada, mas sem resultados significativos. As reivindicações continuam por tempo indeterminado até que os problemas sejam solucionados.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Acadêmicos de Medicina da UFMT fazem manifesto em frente ao HUJM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário