quarta-feira, 22 de junho de 2011

MEC- Portal do Professor dá acesso a diferentes recursos pedagógicos

Portal do Professor foi criado em 2008 com o propósito de apoiar o processo de formação dos professores e permitir o armazenamento e circulação de um acervo variado de conteúdos educacionais multimídia, em diferentes formatos. Com sete seções diferentes (uma delas é o Jornal do Professor), ele é um recurso disponível a todos os professores, que pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio e suporte ao trabalho pedagógico.

“Para muitos professores, usar este canal de comunicação para conhecer e participar de cursos de capacitação, disseminar suas experiências educacionais, conhecer e trocar ideias sobre o uso de recursos multimídia em diferentes formatos na sala de aula, ter acesso a materiais de estudo, contactar outros professores de diferentes locais, formação e interesses para trocas de experiências, pode ser uma oportunidade única”, ressalta a coordenadora do Portal, Carmem Prata.

Para acessar as informações disponíveis no Portal basta navegar por suas áreas e selecionar o que desejar. A primeira seção é Espaço da Aula: um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. As aulas podem ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.

Em Conteúdos Multimídia, há cinco opções:

Recursos Educacionais oferece milhares de materiais como áudios, vídeos, simuladores, imagens e outros para todos os níveis de ensino e componentes curriculares.

Coleções de Recursos disponibiliza as coleções de conteúdos agrupados por temas e níveis de ensino.

Em Sites Temáticos, o professor tem a seu dispor sites, blogs e materiais multimídia sobre diversos assuntos, como os blogs temáticos que agrupam as informações existentes no Portal e os sites com os materiais produzidos para o ensino médio.

A opção Cadernos Didáticos oferece materiais pedagógicos elaborados por secretarias estaduais e municipais de educação e também a Educopédia, uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora.

A quinta opção oferece acesso à TV Escola, em tempo real.

Na seção Cursos e Materiais há links com informações educacionais diversas para subsidiar a formação dos profissionais da educação.

A seção Interação e Colaboração dá acesso às novas ferramentas da web 2.0, para que os professores possam interagir entre si. Ainda nesta área é possível acessar o canal do Portal no Youtube, para publicação das produções de professores e alunos.

Na seção Links há endereços eletrônicos de sites e portais nacionais e internacionais para auxiliar os professores. Há links como o do Portal Domínio Público, do Banco Internacional de Objetos Educacionais, de museus, bibliotecas digitais, jornais, revistas, planetários, entre outros.

A última seção é a Plataforma Freire, onde os professores em exercício nas redes públicas de ensino podem fazer suas pré-inscrições em cursos de licenciatura ou de formação continuada –aperfeiçoamento, extensão e especialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário