segunda-feira, 20 de junho de 2011

Senai-MT qualifica 836 trabalhadores do segmento sucroenergético

Única instituição privada de ensino profissional habilitada pelo Plano Setorial de Qualificação (Planseq) para oferecer cursos ao segmento sucroenergético, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) irá qualificar 836 trabalhadores de usinas de etanol e açúcar em Mato Grosso e Rondônia. Ao todo, são 15 cursos para execução até dezembro deste ano, sendo que 460 alunos já frequentam as aulas nas usinas Itamarati e Barralcol, localizadas em Nova Olímpia e Barra do Bugres, municípios da região médio-norte do Estado.

O Planseq é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que visa a qualificação de trabalhadores e desempregados em diferentes áreas de atuação. No segmento sucroenergético, a previsão é qualificar 6.603 pessoas em todo país. O diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, explica que a proposta é melhorar a capacitação dos empregados de usinas de etanol e açúcar, além de contribuir para que os trabalhadores temporários, contratados na fase da colheita, sejam aproveitados em outras funções dentro do processo de produção destas indústrias.

Em Mato Grosso, os cursos que integram o Planseq são: Caldeireiro Industrial, Instrumentista Industrial, Soldador Industrial, Destilador, Eletricista de Autos / Injeção Eletrônica, Mecânico de Caminhões, Mecânico de Instrumento de Precisão, Operador de Caldeira, Operador de Cozimento de Açúcar, Operador de Tratamento de Caldo e Evaporação, Operador de Moagem, Operador de Processo de Fermentação e Destilação, Operador de Tratamento de Caldo e Evaporação, Operador de Turbo Gerador e Torneiro Mecânico. Além de estudar gratuitamente e receber todo o material didático, os alunos ganham lanche, vale transporte e têm direito a seguro de vida.

"O segmento do etanol e açúcar sofre constantes transformações no processo produtivo, impulsionadas pela mecanização, e, por isso, as indústrias necessitam constantemente de aperfeiçoamento da mão de obra. Além de ser responsáveis pela operação e manutenção de equipamentos de alto valor, estes empregados precisam estar preparados para otimizar a capacidade produtiva das máquinas e manuseá-las conforme os critérios de segurança e saúde no trabalho", esclarece Gilberto Figueiredo.

O Senai-MT foi habilitado este ano pelo MTE a atuar com oferta de cursos ao setor sucroenergético, por meio do Planseq. O investimento total na iniciativa é de R$ 728 mil, e contemplará as usinas Itamarati, Barralcool e Pantanal, em Mato Grosso, e a indústria Boa Esperança, de Rondônia. Além da qualificação, o plano prevê absorção de 30% da mão de obra de desempregados, por meio da intermediação do Sistema Nacional do Emprego (Sine).

DESTAQUE SENAI EM JORNALISMO – Com o tema 'Educação Profissional para a Indústria de Mato Grosso', o Destaque Senai em Jornalismo está na terceira edição. Este ano, são sete categorias concorrentes (Impresso - Jornal, Impresso – Revista, Fotojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo e Especial Estudante). As inscrições estão abertas até 30 de setembro e mais informações podem ser obtidas no hotsite do concurso (www.senaimt.com.br/destaquesenai). Nesta edição, o prêmio veio com outra novidade, o Blog Pauta Quente (www.blogpautaquente.com.br) cuja proposta é homenagear os profissionais de imprensa e ser um canal interativo de comunicação com este público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário