terça-feira, 21 de junho de 2011

TCE /MT Fórum debaterá investimentos em saúde, educação e transporte

Laura Nabuco

A melhor aplicação dos recursos públicos nas áreas de transporte, educação e saúde será tema do Fórum Consciência Cidadã, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na próxima terça (21). O objetivo do encontro é debater com a sociedade a qualidade das políticas que têm sido adotadas pelos governos estadual e municipais para esses setores.

As palestras ficarão por conta do presidente do TCE, conselheiro Valter Albano, que fará a abertura dos trabalhos, do ex-secretário estadual de Saúde, Julio Muller Neto, do diretor do Instituto Brasileiro de Auditoria em Obras Públicas, Elci Pessoa Junior, do cientista político, mestre em Desenvolvimento Econômico, Gustavo Ioschpe, e do economista, Eduardo Giannetti da Fonseca.

O fórum será aberto à parlamentares, chefes do Executivo, membros de conselhos e representantes da sociedade civil. Profissionais que atuam na saúde, educação e transporte também terão vagas reservadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet no site do TCE. O evento ocorrerá no Centro de Eventos do Pantanal, a partir das 13h30. A estimativa é que cerca de mil pessoas acompanhem o encontro.


0 Dê sua opinião! Ir ao topo Imprimir Enviar para amigo Compartilhe Assinar newsletter Entre em contato
Articulação | 21/06/2011 - 10:26
Em MS, Silval discute reforma tributária para o Centro-Oeste
Sissy Cambuim
O governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos, participam nesta terça (21) do encontro de governadores e secretários do Centro-Oeste para discutir uma reforma tributária viável para a região. O encontro acontece a partir das 15h no gabinete do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB).

No encontro, os chefes de Executivo buscam uma solução para adequar a proposta do governo federal às peculiaridades da região. Na última sexta (17), os secretários de Fazenda já se reuniram para elaborar a pauta que será apresentada aos governadores.

Uma das principais metas e conquistar uma redução gradual na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) de 12% para 2% até 2014. A proposta que está sendo elaborada pela União deve ser encaminhada ao Congresso logo após o recesso. Até lá, os governadores tentam ampliar o debate para mudar a ideia original e conseguir avanços para os Estados.


0 Dê sua opinião! Ir ao topo RUMO A 2012 | 21/06/2011 - 09:26
Ao meio-dia sai pesquisa sobre corrida à Prefeitura de Nova Mutum
Romilson Dourado
O blog divulga nesta terça (21), a partir do meio-dia, uma rodada completa da pesquisa Mark sobre intenção de voto para prefeito de Nova Mutum (a 264 km ao Meio-Norte de Cuiabá). O instituto fez o trabalho de campo no último dia 18. Vai apresentar vários cenários com os possíveis candidatos à sucessão do peemedebista Lírio Lautenschlager.

Será possível conferir também o índice de rejeição dos virtuais concorrentes, as simulações de confrontos e quadros na modalidade estimulada.

Mesmo a mais de um ano das eleições, o instituto Mark vem fazendo levantamento sobre os nomes mais cotados e também aqueles que enfrentam rejeição para prefeito em diversas cidades pólos. A intenção é, em parceria com o RDNews, proporcionar a todos oportunidade de acesso a todos os dados das pesquisas para se ter ideia do quadro que se desenha visando o pleito de 2012.


0 Dê sua opinião! Ir ao topo RUMO A 2012 | 21/06/2011 - 07:50
Pré-candidato a prefeito, tucano Maluf já procura DEM para aliança
Romilson Dourado
Fernando Ordakowski

O deputado Guilherme Maluf começa a se movimentar nos bastidores em busca de apoio para prefeito da Capital

O tucano Guilherme Maluf está mesmo determinado a concorrer à Prefeitura de Cuiabá e já procurou o DEM (antigo PFL), seu ex-partido, para buscar composição política, mesmo a 15 meses do pleito. Em reunião com o senador Jayme Campos e com o presidente do diretório regional do DEM Oscar Ribeiro, o deputado enfatizou que seu projeto político "é um caminho sem volta" e que, depois da reaproximação, democratas e tucanos deveriam estar no mesmo palanque.

Por mais que demonstre empolgação com a pré-candidatura, Maluf sabe que terá caminho árduo pela frente. Ele deseja concorrer por um partido que teve Wilson Santos no comando do Palácio Alencastro por 6 anos e que, por causa de uma série de falhas administrativas, trouxe desgaste para todo o grupo. Ademais, seu nome não é unanimidade. Um bloco liderado pelo ex-vice-prefeito e ex-deputado Luiz Soares defende, por exemplo, ruptura com o prefeito Chico Galindo (PTB) e oposição também à administração Silval Barbosa (PMDB).

Ex-vereador, empresário e médico, Guilherme Maluf, por sua vez, ora fica no muro, ora demonstra concordar que o tucanato precisa mudar a postura. Filiados que ocupam cargos de primeiro escalão no Palácio Alencastro, como os vereadores Edivá Alves (Trânsito e Transporte Urbano) e Paulo Borges (Infraestrutura), assim como o ex-vereador Permínio Pinto (Educação), resistem à ideia de ruptura e fazem de tudo para se preservarem nos cargos. Outro complicador é o fato do PSDB ter minguado no Estado. Perdeu seguidamente três eleições majoritárias (Senado e Governo). Ganhou fôlego agora, com a posse para esta semana de Nilson Leitão como deputado federal. Ele preside o PSDB estadual.

Além de Maluf, que figura entre os três mais cotados na pesquisa Mark sobre intenções de voto, são listados como pré-candidatos à sucessão na Capital os empresários João Dorileo Leal, que vai se filiar ao PMDB, e Mauro Mendes (PSB), que disputou e perdeu a prefeito e a governador, o deputado Sérgio Ricardo, também derrotado à prefeitura, o próprio Galindo e o vereador petista Lúdio Cabral.


Enquete
Na sua opinião, Maluf tem alguma chance de se eleger prefeito de Cuiabá em 2012?
Sim
Talvez
Não



Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. O resultado não tem valor científico.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Rodrigo Monteiro | 21/06/2011 10:42


Estou plenamente de acordo com o Valmir Molina. Cuiabá, sofreu um boicote do Governo Maggi, na área da saúde. Tenho pena das pessoas que caem na conversa, de alguns setores da mídia ligados ao PR, que culpam o PSDB. Os mesmos setores que empregam políticos que usam seus programas como cabo eleitoral, doando casas, comprando votos descaradamente. Isso sim é uma vergonha.


Valmir Molina | 21/06/2011 10:23
cuiabá

Algumas pessoas teimam em acusar o PSDB de culpado de tudo de ruim que recai sobre Cuiabá.Neste momento que escrevo,só tem o comentário do Luis Fernado,mais os nosos opositores fizeram e fazem uma campanha sórdida em cima desse discurso.Para se ter uma idéia,só aqui no RDNEWS há duas notícias de malandragem de parte da turma da BOTINA que a maioria das pessoas fecham os olhos,envolvendo o Bliro Mágico,o Abicalil e o chorão do Vilceu Marcheti. O atual secretário de saúde do Estado assumiu e revelou a real situação de sua pasta:Cuiabá atende praticamente sozinha os doentes de todo Matogrosso.Em recente reportagem da TVCA,de 06 entrevistados da fila de espera para cirurgia ortopédica 05 eram de fora de Cuiabá. Gostaria de ver pessoas comentando o rombo dos maquinários,os desvios de verbas da educação,saúde e segurança.Gostaria de ver as pessoas revoltando-se contra a compra de hospitais para posterior fechamento,diminuindo assim o número de leitos em nossa caspital. O cuiabano,médico e deputado Guilherme Maluf,tem todos os requisitos para assumir e fazer um belo trabalho como chefe do executivo,novo,dinãmico e trabalahdor.


Rodrigo Monteiro | 21/06/2011 10:02


Dr. Maluf é o melhor candidato. Equilibrado, sensato, coerente, honesto e competente. Eu voto nele, por acompanhar o seu trabalho há anos. Não precisamos de populistas/oportunistas como Dorileo, Ricardo e Mendes.


Luiz Fernando | 21/06/2011 08:52
cuiabá

Esse Maluf é realmente uma piada, ele tem certeza da completa ignorância do eleitor Cuiaba e do Estado todo. Ele tem feito uma proopaganda a vários dias na TV dizendo que Cuiabá esta abandonada, cheia de problemas e a saúde um caos e só o PSDB poderá salvar a prefeitura. Vamos analisar: será que ele esta sofrendo de amenésia extrema e se esqueceu que o PSDB na figura do Sr. WS comandou esta cidade por mais de 6 anos e fez uma das piores administrações que esta cidade já viu ? Será que ele se esqueceu que na gestão dele como secretário de Saúde os ospitais e policlinicas continuaram a mesma porcaria dos dias atuais (talvez pelo fato dele ser dono de um dos maiores hospitais da cidade) ? Será que ele se esqueceu ? Ou ele tem certeza que o eleitor é burro e ignorante ? Será ?




4 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo COMUNICAÇÃO | 21/06/2011 - 07:30
Jornais e suas manchetes desta 3ª
Evelyn Paredes
Gazeta Digital www.gazetadigital.com.br
- Agente é morto com 1 tiro no 3º dia de trabalho
- MP quer reabrir inquérito sobre o 'dossiê dos aloprados'
- Saldo de emprego avança 446%
- Justiça manda Bosaipo devolver salário pago a mais
- Seduc ameaça corte de ponto e exonerações

Folha do Estado www.folhadoestado.com.br
- Embriagado, homem sobe em calçada, atropela e fere garotos
- Rui Ramos pede punição para resgatar Judiciário
- Valtenir recua e apoia Mauro agora em 2012
- Serys quer saída de Abicalil do PT após o "dossiê"
- Profesores já prometem invadir Palácio Paiaguás

- Diário de Cuiabá www.diariodecuiaba.com.br
- Agente prisional é executado durante tentativa de motim
- Bosaipo terá que devolver o que recebeu a mais
- PF fará novas investigações sobre o caso
- Denúncia do MP relaciona 15 advogados
- Construção volta a ter maior saldo de emprego

Folha de S. Paulo www1.folha.uol.com.br
- Senado vetará sigilo em obra da Copa, diz Sarney

O Estado de S. Paulo www.estadao.com.br
- Em 44 dias, SP coloca nas ruas 1.972 presos

Valor Econômico www.valoronline.com.br
- Meta de inflação de 2013 fica em 4,5%

O Globo www.oglobo.globo.com
- Nova regra dá 7 dias para plano marcar consultas

Estado de Minas www.uai.com.br/em.html
- Plano de Saúde - É aceitar ou esperar

Gazeta do Povo www.gazetadopovo.com.br
- Curitiba tem maior queda no uso do transporte coletivo

Zero Hora zerohora.clicrbs.com.br
- Flagrantes de álcool ao volante crescem 67,7% nas estradas

Diário Catarinense www.clicrbs.com.br/diariocatarinense
- Planos terão sete dias para marcar consulta

Correio Braziliense www.correiobraziliense.com.br
- Justiça libera condomínios

Correio do Estado www.correiodoestado.com.br
- Aliados de Nelsinho preferem ser demitidos a entregar cargos

Diário da Manhã www.dm.com.br
- Sexto mandamento: Relatório reservado


0 Dê sua opinião! Ir ao topo Artigo | 21/06/2011 - 07:15
O mundo sombrio das mulheres nos países em desenvolvimento
Olga Lustosa
Desde 1.900, as mulheres travam debates críticos contra a opressão e desigualdade de oportunidades nos mercados de trabalho e, em 1.908, aconteceu na cidade de Nova Iorque a primeira marcha envolvendo 15 mil mulheres, exigindo redução da carga horária, melhores salários e direito ao voto. Entendo a democracia como sinônimo de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na sociedade e no governo. Mas ironicamente, as mulheres representam a maioria dos eleitores, contudo, poucas ainda são candidatas por aqui e pelo mundo afora.

------------------------
A mulher, com oportunidade de participar
da economia, tem aumento na renda
familiar, investe em educação
e saúde dos filhos
------------------------

Trabalho forçado e tráfico de mulheres são hoje formas modernas de escravidão, que expõem histórias terríveis de abuso, exploração, ameaças com uso de força ou coerção. Mais de 600 mil pessoas são traficadas durante um ano e 70% são mulheres. Em muitos países, as mulheres são ainda propriedade de alguém,sofrem mutilações e humilhações públicas. Sem nenhuma voz política para trazer o alento da mudança, essas mulheres são vítimas da violência doméstica e do estupro sistemático.

Acontecimentos recentes no Oriente Médio marcam, de forma indelével a vida das mulheres. Uma poeta do Bahrein, de 20 anos está presa por recitar poemas criticando o governo. País onde a liberdade de expressão tem suas barreiras e não pode haver referencia aos governantes. Yemen, Líbia e Síria são países que em comum, compartilham o tratamento injusto e bruto as mulheres. A preocupação com a violência contra as mulheres nem sempre é só retórica.

A jornalista saudita Nadina Al Bedair, numa entrevista a televisão nega que esteja havendo avanço na relação do estado com a mulher na Arabia Saudita,onde os direitos humanos não são observados. As mulheres, embora estejam reagindo, ainda não podem dirigir ou votar. A leitura do livro “Half the Sky”,( Metade do Céu), escrito por Nicholas D. Kristof e Sheryl WuDunn, vencedores do prêmio Pulitzer, é uma narrativa que abre o panorama sombrio do mundo povoado pelas mulheres e faz chamamento contra o mais perverso tipo de violação dos direitos humanos; a opressão das mulheres nos países em desenvolvimento, onde reconhece-se claramente que as mulheres sofrem desproporcionalmente com as causas da pobreza.

Segundo as Nações Unidas a 60% das pessoas mais pobres do mundo, são mulheres. A pobreza não é algo inevitável. É fruto das decisões, das práticas e crenças que impedem as pessoas, sobretudo as mulheres de desenvolverem suas potencialidades.

Segundo os autores, a chave para amenizar a questão é transformar a opressão em oportunidades, é prover as mulheres de possibilidades entrar no mundo formal dos negócios, é dar-lhes acesso aos financiamentos para montarem pequenos comércios. A mulher, com oportunidade de participar da economia, tem aumento na renda familiar, investe em educação e saúde dos filhos. Investir nas mulheres significaria aliviar a pobreza e diminuir a corrupção. Dotar as mulheres de oportunidades de negócios seria transformá-las em agentes reais da mudança.

Hoje governos e organizações não-governamentais tentam promover políticas eficientes para proteger os direitos das mulheres. No G-20 há solicitação para se colocar a abertura dos créditos as mulheres na agenda de discussão deste ano de 2011, como meio efetivo de aumentar a prosperidade global. Na perspectiva do Instituto Clinton de Iniciativa Global – é preciso educar as meninas com qualidade para se reescrever o futuro das mulheres e para que isso ocorra é premente a inclusão financeira da mulher até o ano 2020.

Há organizações que já efetivamente realizam projetos de inclusão financeira das mulheres. Li sobre o projeto “Pro Mujer”, que financia pequenos projetos comerciais, planos de saúde e treinamento para mulheres empreendedoras em cinco países da America Latina e que no ano de 2010, distribuiu 204 milhões de dólares em empréstimos para mulheres. Observação feita por Organizaçao internacional aponta que entre as 10 maiores democracias do mundo há maior proporção de mulheres ocupando cargos na estrutura do governo.

Há mulher presidente, primeira-ministra, astronauta, médica, advogada, executiva de grandes corporações, mas apenas em alguns países. No Brasil, governdo pela primeira vez por uma mulher, as empregadas domésticas constituem a única categoria que não é contemplada na Legislação Trabalhista, por mero descaso.

A representação global das mulheres nos governos é ainda ínfima, apenas 19,1 % dos assentos nos parlamentos mundiais são ocupados por mulheres e sem ter assento à mesa, a mulher não pode legislar, negociar a paz ou formular uma agenda de reforma do futuro. "Queremos um mundo onde não existam desigualdades baseadas na classe, em gênero, em raça, em nenhum país. Queremos um mundo onde as necessidades básicas se convertam em direitos básicos e onde a pobreza e todas as formas de violência sejam eliminadas". (Conferencia Mundial de Mulheres em Nairobi, em 1985).

Olga Borges Lustosa é cerimonialista pública e acadêmica de Ciências Sociais pela UFMT e escreve exclusivamente neste blog toda terça - olga@terra.com.br


0 Dê sua opinião! Ir ao topo POLÊMICA | 20/06/2011 - 18:41
Maggi e Abicalil desaparecem depois da denúncia de revista
João Negrão, de Brasília
O senador Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT), secretário de Articulação Educacional do Ministério da Educação (MEC), não foram localizados em Brasília para comentarem a denúncia da revista Veja, segundo a qual os dois teriam sido os mentores do dossiê dos aloprados, “testado” em Mato Grosso antes de ser aplicado desastrosamente na campanha eleitoral de São Paulo, em 2006.

Maggi está em viagem particular de negócios na Holanda, sem ônus para o Senado. A assessoria manteve contato com o senador, informando sobre a demanda do RDNews, mas perdeu contato com ele, provavelmente por conta do fuso horário. A diferença de horário de Brasília e Amsterdã, Capital holandesa, é de quatro horas. Maggi retorna ao Brasil somente na próxima segunda, dia 27.

Já o ex-deputado Carlos Abicalil não atendeu nenhum dos telefones celulares de Brasília e de Cuiabá. A assessoria do MEC não soube informar onde ele se encontrava e exigiu a solicitação do pedido de entrevista por email como condição para ele se pronunciar. Até as 18 horas desta segunda ninguém retornou a mensagem.

A revelação de que Abicalil e Maggi teriam sido os mentores do chamado golpe do falso dossiê, episódio que ficou conhecido como “escândalo dos aloprados”, foi feita por Expedito Veloso, um dos envolvidos no caso. As vítimas seriam os ex-senadores Serys Marly (PT) e Antero Paes de Barros (PSDB). O delegado que apurou o caso, entretanto, disse não ter havido indícios de envolvimento de Maggi e Abicalil no episódio.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Francisco Chagas | 21/06/2011 09:41
Rondonopolis

E ISSO MESMO JOSÉ CARLOS,GAÚCHO E PARANAENSE BOM TA LÁ SUL,PRA CA VEIO OS REFUGO,OS QUEIMADOS.


Luiz | 21/06/2011 09:09
SINOP

Atenção policia!!! Aí esta escancarada a mais pura discriminação,racismo eo que queiram acrecentar contra o povo do sul.Este fulano que atende por (jose Carlos) tem que ser preso por crime de (RACISMO), ou a lei é cega (justiça).Imaginem um SULISTA fazendo tal comentarios dos CUIABANOS!!! já estaria preso.


João | 21/06/2011 08:34


o delegado não detectou nada, e por não detectar nada, foi contemplado com um cargo de secretário na gestão Maggi.


Jose Carlos Da Silva | 21/06/2011 08:27
CUIABA MT

GAUCHO E PARANAENSE QUE PRESTA NÃO SAI DO SUL, OS QUE AQUI ESTÃO E SO TRANQUEIRA. MAIS CEDO OU MAIS TARDE A CASA CAI...... J.CARLOS


Jose | 21/06/2011 08:05
CUIABA

SE O BRASIL FOSSE UM PAIS SÉRIO MESMO, ESSES BANDIDOS ESTARIAM NA CADEIA A MUITO TEMPO,É MUITO TRISTE PARA AGENTE SABER DISSO SÓ TEMOS DEPOIS.




20 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo POLÊMICA | 20/06/2011 - 17:33
Antero revela que assessor de Pagot tentou plantar informação
Valérya Próspero
O ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) vai acionar a sua assessoria jurídica para verificar o que pode ser feito após a divulgação do depoimento do bancário Expedito Veloso pela revista Veja. Ele é um dos envolvidos no escândalo dos aloprados e revela que o golpe falso do dossiê foi “testado” pela primeira vez em Mato Grosso pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT) e o senador Blairo Maggi (PR), contra Antero e Serys Marly (PT), que disputavam o comando do Paiaguás . “Eles não tinham o que falar de mim e inventaram que o Lino Rossi teria me dado R$ 20 mil. A CBN me ligou enquanto estava em campanha em Sinop e neguei qualquer envolvimento”, frisa o tucano, numa referência ao escândalo das sanguessugas, em que havia desvio de recursos durante a compra de ambulâncias.

Ainda segundo Antero, no mesmo dia Lino confirmou não haver nenhuma relação entre eles. “Depois, Lino foi procurado no hotel por um assessor do Luiz Antônio Pagot oferecendo benefícios para me acusar injustamente, mas se negou a fazer isso”, acusa o ex-senador. Ele argumenta ainda que quis contar tudo à Justiça, mas o jornalista não quis. “Estou falando agora porque ele já disse tudo numa entrevista nesta segunda (20)”, ressalta.

Antero pondera, entretanto, que já havia denunciado o “esquema” há quase seis anos, tendo pedido a prisão dos empresários mato-grossenses Darci e Luiz Antônio Vedoim. Revoltado, Antero pontua que Abicalil fez 27 ligações com Expedito e Valdebran Padilha e depois nunca mais conversaram. O tucano garante ter ido atrás de Expedito para ver se confessava, mas não conseguiu obter sucesso.

Para ele, o imbróglio prejudicou o seu desempenho na corrida eleitoral, na qual Maggi foi reeleito.“Quando plantaram a notícia caí nas pesquisas, porque fui me defender das acusações em vez de fazer campanha. Foi uma deslealdade”. Ele afirma ainda que todas as pessoas denunciadas eram do comitê do republicano.

Ele conta que na, oportunidade, um jornalista da revista Época contou que tentaram plantar a notícia por lá, mas a editoria achou a matéria sem fundamento e não tive interesse. Depois disso, ligou para José Serra e Geraldo Alckmin avisando sobre todo o esquema, por isso, tiveram tempo de ser organizar e prender os responsáveis pelo golpe.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Antonino Moreira | 21/06/2011 08:21


Antero deve estar careca de saber que assessor hoje significa minar de qualquer forma o(s) adversário(s) imediato do padrão. Aí não há ética, o que vale é valorizar o cargo. E ponto final.


Felipe Matos | 21/06/2011 08:00
Cuiabá

Ué, o chefe do Comitê da Maldade ta se fazendo de vítima?? Fala Sério. Esse Antero já difamou vários de seus adversários, agora ta provando do próprio veneno. Acho é pouco!! Acho muito pouco pelo tanto de maldades que esse sujeito já fez na política.


Joao | 21/06/2011 07:54
cdo

Pessoas como o Artur rocha tem primeiro que ler a noticia pra depois comentar,o Antero não vai se ferrar ele foi vìtima de um esquema sórdido do Blairo e abicalil,esses não vão se ferrar já tão ferrados perante a opinião pública.


Jotinha | 20/06/2011 19:37
cdo

GENTE!!QUE SUJEIRA DIZEM QUE A MENTIRA TEM PERNA CURTA,É UMA GRANDE VERDADE O GOVERNO DO LULA FOI BOM MAS TEVE MUITO ESCÂNDALO,E ESSE AGORA SERÁ QUE VAI ACABAR EM PIZZA?


Rodrigo Monteiro | 20/06/2011 19:34


Antero, eu e minha família sempre estivemos com você e continuaremos. Isso prova que você foi vítima dos coronéis da soja aliados com a república sindicalista do PT.




7 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo SAPEZAL | 20/06/2011 - 15:32
Índios prometem trancar a prefeitura por ICMS Ecológico
Sissy Cambuim


Cerca de cem índios da etnia Enawenê-Nawê protestam em frente à prefeitura de Sapezal nesta segunda (20) e prometem trancar as portas da sede do Executivo caso o prefeito César Maggi (PR) não atenda à reivindicação do grupo. Eles brigam pelo aumento no repasse do ICMS Ecológico. Conforme a secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o ICMS Ecológico, que ainda está em fase de implantação no Estado, surgiu como uma forma de compensar financeiramente os municípios que possuem restrição de uso do solo em seus territórios por terem áreas indígenas e unidades de conservação. Do total de 13.598 km² da área do município, cerca de um terço, 4.934 km² são de área indígena.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Amauri Sales | 21/06/2011 08:24
Campo Novo do Parecis

ICMS ECOLOGICO, eis a questão, é do municipio sim, agora estas ONGS que ficam por tras destes indigenas insitando toda esta paderna e que deveriam mudar seus conceitos, pois alem de não trabalharem, vivem comendo nas costas destes indigenas, acabaram com os peles vermelhas nos Estados Unidos e arredores e agora querem mandar no Brasil, vão catar coquinho....vão trabalhar...volta para seus lugar de origens...deixam o povo brasileiro trabalhar, deixam os indios no seu local de habitat que e a natureza.


Edite | 20/06/2011 19:35
comodoro mt

Pôe a policia no rabo desses safados já não chega o pedágio que eles cobram na MT235 20 reais carros pequenos e 30 o caminhão só andam de hylux e tudo mais.Querem mais o que?


Luiz Antonio Moura | 20/06/2011 19:28
tangara da serra mt

TEMOS QUE TRATAR BEM NOSSOS IRMÃOS ÍNDIOS , POIS TEMOS QUE DEIXAR ESTE POVO SABEDOR QUE ELES TEM O MESMO DIREITO QUE CADA UM DE NÓS


Vilma | 20/06/2011 19:00


Quem não conhece esses índios acham que eles são capaz de fazer tudo oque á POPULAÇÃO tá dizendo. Pois antes da força tática chegar ninguém teve coragem de conversar com eles. Bando de cagão


Vitor | 20/06/2011 16:30
cuiabá

DEsde quando que o ICMS Ecológico é para os indios?? Ele é uma verba de repasse aos MUNICIPIOS!!! eee laiaaa...




8 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo SANGUESSUGAS | 20/06/2011 - 14:18
Serys diz que soube de suposta armação apenas 2 anos depois
Valérya Próspero
A ex-senadora Serys Marly (PT) reagiu à matéria publicada na revista Veja dessa semana, na qual o ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT) e o ex-governador Blairo Maggi (PR) seriam responsáveis pelo dossiê que a incluía na lista de sanguessugas. Na reportagem, o bancário Expedito Veloso (PT) revela que contou toda a armação para a então senadora. Serys confirma a versão, mas esclarece que ele ligou relatando tudo dois anos depois do ocorrido, mas não lhe forneceu nenhuma prova, por isso decidiu não revelar nada sobre o assunto.

Ela atribui a derrota nas urnas no ano passado, quando tentou uma vaga na Câmara Federal, ao desgaste sofrido após o escândalo. “Ganhar ou não faz parte do jogo e é claro que isso ajudou. Mas o que mais pesa para mim é que o escândalo prejudicou a minha honra e a minha dignidade. Abalou minha família. O prejuízo foi mais pessoal, foi tudo muito sofrido. Por isso quero que toda a história seja passada a limpo”.

Com cuidado para não acusar os supostos envolvidos, disse que eles devem explicações à sociedade. “Tenho convicção e sempre falei que isso era armação. Na época eu desconhecia a questão e quais interesses poderiam estar envolvidos. Passei meses sendo acusada e não sabia como me defender tendo consciência de que era algo que não fiz, pois conheço os meus atos”.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Luiz | 21/06/2011 08:52
Cáceres

Tenho uma proposta. Como não dá pra saber quem está falando a verdade, nas próximas eleições não votemos em nenhum político que hoje ocupa um cargo. Votemos só em pessoas novas, de preferência que não tenham gastos nas campanhas (assim, não devem nada e não precisam recuperar o "investimento"). Esta lançado o desafio.


André | 21/06/2011 08:05
Cuiabá

Olha, tem que ser muito tapado para acreditar numa história dessas da Veja. Ninguém me tira da cabeça que a própria Serys pagou para ser publicada tamanha difamação e calúnia.


Karson | 20/06/2011 21:35


vejam um pouco do que é essa revista http://www.mail-archive.com/goldenlist-l@yahoogroups.com/msg77844.html


Miguezim | 20/06/2011 21:33


Éssa coisa de arquivar todos os processos contra o Sarney e taxar os velhinhos tambem pesou um pouquiiiiiinho, vou dar um conselho pra senhora, vai para o PSD-Partido Sem Definição, quem sabe la a senhora consegue arquivar todos os processos do seu fundador em MT.


Elton De Moraes | 20/06/2011 19:32


Somo-me em coro ao senhor Reginaldo, de Cáceres. Estou INDIGNADO com a revista Veja. Ela está denegrindo a imagem do nosso País, ao denunciar o escândalo do mensalão, ao dar espaço para o caseiro Francenildo, ao dar espaço para que testemunhas revelem que Abicalil na verdade PAGOU para que o nome da Serys fosse incluido no caso do mensalão. Estou indignado com a revista Veja. Estou indignado com o RDNEWS. Estou indignado!!!! Quero ir para PASÁRGADA, lá sou amigo do Rei, lá tenho a Mulher que quero na cama que escolherei...( ops... Reginaldo, por favor sem HETEROFOBIA por favor....)




8 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo TRANSPORTE | 20/06/2011 - 13:40
Mesmo com projeto pronto do BRT, Governo e Agecopa escolhem o VLT
Romilson Dourado


Governador e presidente da Agecopa definem oficialmente pelo modelo mais moderno, mas com custo superior ao do BRT; aposta no projeto está na PPP; anúncio oficial até 6ª
---------------------------------------

O governador Silval Barbosa e o presidente da Agecopa Eder de Moraes anunciam oficialmente até a próxima sexta (24) a decisão pelo modelo de transporte Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande, visando à Copa do Mundo de 2014.

O blog apurou que ambos bateram o martelo nesse sentido, mas só farão o anúncio em entrevista coletiva. Eder até cancelou a viagem que faria nesta segunda (20) à África do Sul, quando descobriu que na pauta junto com o ministro dos Transportes Orlando Silva estava prevista visita a um modelo BRT. Convocado de última hora, o diretor de Assuntos Estratégicos Yuri Bastos Jorge foi quem viajou em seu lugar.

A opção pelo VLT surgiu depois dos projetos sobre o modal Bus Rapid Transit (BRT) estarem prontos, conforme revelou este blog na semana passada, inclusive com as imagens projetadas dos terminais - confira aqui. Algumas lideranças passaram a defender a implantação do VLT, como Silval, Eder e o presidente da Assembleia, deputado José Riva. Eles reforçaram a proposta após conhecerem, em comitiva, o modelo em funcionamento na Europa.

Dos dois modelos de transporte coletivo, o VLT ficará mais caro. Deve superar a R$ 1 bilhão. Será viabilizado por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Os investimentos flutuam em torno de 30 a 50 US$ milhões por km. Uma das maiores preocupações do Estado é quanto às desapropriações de áreas para construção do corredor do VLT. Os estudos preliminares foram concluídos e estão em poder do governador. Se fosse o BRT, previsto para cumprir um itinerário de 22 km, com 4 grandes terminais e outros menores, sairia por aproximadamente R$ 400 milhões.

Empresários que hoje exploram as linhas do transporte municipal se uniram em lobby junto ao Palácio Paiaguás, na esperança, em vão, de convencer o governador a optar pelo BRT. Devem se sentir frustrados. Eles alegam que, com o VLT, além de elevar o valor das obras, terá maior dificuldade de integrar com os bairros.

Assim como o BRT, o VLT reduz o tempo de viagem e tem grande capacidade de transporte dos veículos, com utilização de pistas exclusivas de trilho, preferência nos cruzamentos, pagamento da passagem fora do veículo, antes do embarque, estações exclusivas com embarque no mesmo nível dos veículos e portas largas que permitem maior fluxo de passageiros. A capacidade máxima de transporte de um VLT está em torno de 25 mil passageiros/ hora.

Suas principais limitações são a inviabilidade de ultrapassagem e a necessidade de maior intervalo entre os comboios. O impacto ambiental é mínimo. O VLT possui tração elétrica, tanto em termos de emissões quanto em ruído. Devido à complexidade e limitações de inclinação de rampas, sua implantação para entrar em funcionamenot exige um tempo maior.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Rodrigo Monteiro | 21/06/2011 08:37


Pastor Sena, você falou visão de águia...Concordo, a águia é ave de rapina...Risos. E isso eles são.


Sassioto | 21/06/2011 08:33


Se o Blairo tem o "trator", conforme amplamente divulgado pela mídia, o Silval herdou a "patrol", que parece ser bastante competente, haja vista os vários remanejamentos em cargos vitais e importantes para o governo.


Fabio | 21/06/2011 08:29


Por enquanto tudo continua na conversa... Cadê as obras? Cadê as máquinas trabalhando? Cadê os engenheiros pelas ruas medindo as alterações nas vias? Cadê a limpeza dos córregos? Cadê as vias auxiliares? Cadê os desvios da Miguel Sutil? Cadê o puxadinho do aeroporto? Mas uma coisa tem: Aquele sorrisinho maroto na cara do Eder...


João Moessa | 21/06/2011 08:07
Cuiabá

Acorda pessaol, cidades muito mairoes que Cuiabá sobrevivem com ônibus por que não podemos sobreviver o custo é muito menor. Só acredito que teremos VLT depois que fizer uma viagem no veículo. Se tem recursos para VLT porque nossa segurança, nossa saúde, nossa educação está na situação que está. Quem vai pagar a conta será a população de um modo ou de outro, com passagens mais caras ou com falta ou piora de outros serviços muito mais essenciais que investir neste modelo de transporte. Pior e que pode não ficar pronto antes da Copa, se não ficar será que terminarão depois.


Joaquim | 21/06/2011 08:04
CUIABA

COITADO DO POVO ESTÃO TODOS ROUBADOS COM ESSES DOIS AI...




28 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo AGECOPA | 20/06/2011 - 10:49
Para definir modal, Eder fica em MT e Yuri vai até a África do Sul
Sissy Cambuim
Após confirmar a viagem à África do Sul na missão coordenada pelo Ministério dos Esportes, o diretor-presidente da Agecopa, Eder Moraes, cancelou a agenda na última sede da Copa do Mundo a pedido do governador Silval Barbosa (PMDB) e passou ao diretor de Assuntos Estratégicos da agência, Yuri Bastos, a responsabilidade de representar o Estado no intercâmbio.

Eder tinha planos de aproveitar a viagem para estreitar as relações com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, colocando-o a par do andamento das obras em Cuiabá, que ele julga ser a cidade-sede mais adiantada do Brasil, com 25% das obras da Arena Pantanal já executadas e a duplicação de duas rodovias e da ponte Mário Andreazza em andamento.

No Estado, Eder deve finalizar os trabalhos para a definição do modelo de transporte que será implementado na região metropolitana. A escolha entre Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Bus Rapid Transit (BRT) vem sendo adiada desde 20 de maio, após a viagem da comitiva integrada pelo governador, o diretor-presidente e os deputados estaduais José Geraldo Riva (PP), Sérgio Ricardo (PR) e Guilherme Maluf (PSDB) à Europa.

Já Yuri, que embarca nesta segunda (20) e permanece até a próxima quinta (23) no país, representará o Estado na Missão Internacional, composta pelo ministro, responsáveis pelas demais cidades-sede do Mundial e empresários, e participará de workshops, visitas ao Soccer City, ao aeroporto de Johannesburgo e à estrada que dá acesso ao local, além de verificar, in loco, o legado deixado após a Copa.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Bento Da Nena | 20/06/2011 17:08
cuiaba mt

as pessoas de cuiaba e vg nao vao ter dinheiro pra comprar ingressos pra ver algum jogo dessa COPA e nem vão poder ir vender manga e pequi lá e nem vai ter camelo


Edson Benvilaquia | 20/06/2011 15:46


Eu estou com Romário, que disse hoje que "Só Jesus salva a copa no Brasil" http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/06/romario-diz-que-so-jesus-cristo-faria-brasil-ter-melhor-copa-da-historia.html


Claudio | 20/06/2011 14:34
cuiaba

Esse Eder nao passa de um falastrao, por conta do seu ego corremos o risco de perder a copa


Dias | 20/06/2011 14:34
Cuiaba

Eu vi falar muito em melhorias na Av Fernando Correa e Miguel Sutil E as Av Getulio Vargas e Isac Povoas como sera o trafego na epoca da copa. E outras ruas estritas. E o acesso ao Pantanal


Joao | 20/06/2011 13:24
rondonopolis

Por falar em copa do mundo, os trabalhadores da construçao civil que trabalham na construção do MINEIRÃO, fizeram greve de uma semana e foram felizes, vão receber aumento de salário, vão ter plano de saúde e receber vale alimentação. Viu? Está no portal terra.




6 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo Senado | 20/06/2011 - 10:00
Taques monta equipe técnica para estudar Código Florestal
Sissy Cambuim
Determinado a fazer uma análise técnica sobre o Código Florestal, aprovado na Câmara e que agora tramita no Senado, o senador Pedro Taques (PDT) designou em seu gabinete, em Brasília, um grupo de técnicos para lhe dar subsídios no estudo sobre a matéria. “Não pode ser uma lei para produtores, nem para ambientalistas, tem que ser um legado para a sociedade”, defendeu o pedetista.

Assim que a Câmara aprovou o projeto com a polêmica emenda 164, que para a ala governista representa a anistia aos desmatadores, Taques declarou que um projeto que ficou 12 anos na outra Casa não poderia ser aprovado sem uma ampliação do debate. “Ficou todo esse tempo sendo discutido lá, agora eles não podem querer que o Senado aprove a toque de caixa, em dez dias”, disse.

Além de contar com o apoio de sua equipe técnica, o senador tem participado de diversas reuniões para debater o texto do Código Florestal. No campo político, já se reuniu com o deputado federal Homero Pereira e o senador Blairo Maggi, ambos do PR, e integrou um grupo de dez parlamentares que foram ouvir as explicações da senadora Marina Silva (PV), ex-ministra do Meio Ambiente.

Também já se encontrou com representantes da Federação de Agricultura de Mato Grosso (Famato), com quem deve realizar uma nova reunião e ambientalistas do Instituto Socioambiental (ISA) e do Instituto Centro de Vida (ICV).


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Joao Ferreira | 20/06/2011 17:01
comodoro mt

O nome ja diz esse ai é "Mané"mesmo.Ô mané,o Pedro taques é senador e não rei tudo tem que passar por um estudo tecnico e ser aprovado pelo senado não por um senador,não é mané!!!!.


Mauro Garcia | 20/06/2011 15:43
Rondonópolis

Parabén senador. Essa discussão deve ser técnica.


Paulo Nardes | 20/06/2011 14:11


PARABENS SENADOR, A MELHOR COISA É TOMAR CONHECIMENTO DO ASSUNTO E ENTÃO TOMAR POSIÇÃO. NÃO FICAR COMO ALGUNS QUE É MARIA VAI COM AS OUTRAS E FICA FALANDO O QUE NÃO TEM CONHECIMENTO, TEM GENTE QUE PARECE PAPAGAIO DE PIRATA, SÓ FICA REPETINDO O QUE OS OUTROS FALA .. DEVERIAM LER O PROJETO, DEPOIS FORMAR UMA OPINIÃO.


ManÉ Anhuma | 20/06/2011 14:05
V. GRANDE/LIVRAMENTO

ESSE PEDRO TAQUES ATÉ AGORA TÁ SÓ NO MIGUÉ; SÓ NO LEROLERO NADA FEZ EM PROL DE MATO GROASSO; O PENSAMENTO DE TAQUES É ENROLAR O POVO DE MATO GROSSO COM MENTIRAS E EMPLACAR SEBASTIÃO JULIER COMO PREFEITO DE CUIABÁ; AGORA VIROU MODA ; TRABALHAR EM PROL DO ESTADO NÃO E PREDOMINA A MENTIRA E MELADO NO BEISO DOS TROCHAS QUE VOTARAM NELE; AINDA BEM QUE PEDRO TAQUES É PRODUTO COM DATA DE VALIDADE E É SENADOR DE UM MANDATO SÓ OK.


Roberto Carlos | 20/06/2011 10:27
Cuiaba

TEM QUE VER SE O CÓDIGO TA DE ACORDO COM A VONTADE DE PIVETTA E ERAI MAGGI,E TAMBÉM SE O PESSOAL DO FRIBOI APROVA,AFINAL E PRA ISSO QUE O SENADOR ESTA LÁ. PRO POVO DE MATO GROSSO ATE AGORA NADA!




5 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo Justiça Eleitoral | 20/06/2011 - 09:22
Gattas é o novo membro do TRE
Sissy Cambuim
O juiz de direito Jones Gattas foi empossado como juiz-membro substituto no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na manhã desta segunda (20). Com o fim do biênio, ele ocupa a vaga de Lídio Modesto da Silva Filho, que atua na Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ).

Gattas foi eleito para o cargo na Justiça Eleitoral em sessão administrativa realizada no TJ no último dia 9. Ele atuará no TRE pelos próximos dois anos como substituto do juiz de direito Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.

O Pleno é composto por dois desembargadores, sendo o presidente Rui Ramos e o vice-presidente, Gerson Ferreira Paes; um juiz federal, César Augusto Bearsi, dois juizes de direito, Rodrigues e Sebastião de Arruda Almeida, e dois juristas, Samir Hammoud e Samuel Franco Dalia Junior.

No caso dos juristas, Hammoud, que entrou para o TRE na vaga de substituto de Dalia, é um dos nomes que aguarda a definição dos cargos de titular e substituto para uma das vagas. A lista tríplice foi concluída pelo TJ na última quinta (16) e a definição deve passar pelas mãos da presidente Dilma Rousseff (PT).

Neste ano o TRE ainda deverá passar por novas mudanças em sua Corte. O biênio de Bearsi termina em agosto e de Arruda, em setembro, quando o TJ deverá, também em sessão administrativa, escolher os novos nomes para integrar o Pleno da Justiça Eleitoral.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Gilson Souza Araujo | 20/06/2011 15:11
Jauru

Inteligente, competente e muito etico, cursei o ensino medio com o mesmo. O TRE contará com o melhor do meio juridico. Parabens parceiro.


Aroldo Teixeira | 20/06/2011 14:54
Cuiabá

A gente sente um pouco mais de esperança neste Brasil, quando pessoas do caráter do Juiz Jones Gattas, são escolhidas para desempenhar funções tão importantes no TRE, de forma democrática e limpa. Parabéns TRE! Parabens Dr. Jones!


Luciana Gattass Crepaldi | 20/06/2011 13:19
Cáceres

Parabéns TRE pela escolha. Parabéns Jones por mais esta conquista. Sua conduta ílibada e sua ética dentro da justiça, te encaminharam a mais esta nobre missão. A família Gattass comemora o seu sucesso e te parabeniza . Sucessos!




3 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo Articulação | 20/06/2011 - 08:23
Maior partido, PR vê imagem manchada por escândalos de prefeitos
Flávia Borges

Presidente do PR, Wellington Fagundes tenta amenizar o estrago feito após escândalos entre republicanos

O PR, maior partido do Estado, tem em seus quadros de prefeitos péssimos exemplos de políticos que mancham a imagem da legenda, comandada pelo deputado federal Wellington Fagundes. É o caso de Eduardo Zeferino, por exemplo, prefeito de Dom Aquino preso na semana passada por atentado violento ao pudor. As investigações apuraram que Zeferino abusou sexualmente de ao menos 5 meninas com idade entre 7 e 11 anos. Este talvez seja o escândalo mais grave encarado pelos republicanos, que acabam ficando de mãos atadas para amenizar os estragos quanto à representatividade da sigla.

Enquanto Zeferino fica na cadeia e, provavelmente, recorre à Justiça para tentar se livrar da condenação, a maioria dos vereadores já se mobiliza para nesta segunda (20), em sessão noturna, votar o pedido de cassação. Contra o republicano existe uma Comissão Processante e, com sua prisão, o relatório final ganha celeridade para ser apresentado em plenário

Em Tangará da Serra a situação também não é muito diferente. O prefeito eleito em 2008, Júlio Cesar Ladeia, foi afastado pela Câmara após lideranças da sociedade organizada oferecerem 27 denúncias contra ele, por atos de improbidade administrativa. Desde então, a cidade é comandada pelo vice, José Jaconias (PT). Na época, Ladeia afirmou que o grupo se revoltou contra ele porque passou investigar um esquema de uso de "notas calçadas", onde os valores recebidos pelas empresas de comunicação eram maquiados.

Paralelo a essa investigação, Ladeia encontra-se novamente na berlinda devido às investigações sobre irregularidades na contratação do Instituto de Desenvolvimento Humano, Econômico, e Ação Social (Idheas). Nesta segunda (20), os vereadores, que já abriram nova Comissão Processante contra Ladeia, Jaconias e quatro vereadores, decidem se vão afastá-los dos cargos, durante as investigações. Eles são acusados de tráfico de influência, atos de improbidade administrativa e recebimento de propina.

Em Várzea Grande, segundo maior município do Estado, o prefeito Murilo Domingos chegou a ser afastado do cargo pela Câmara por atos de improbidade. Além dele, o vice Tião da Zaeli, na época membro do PR, também teve que deixar o cargo. A briga esquentou e Tião resolveu deixar a sigla para integrar o PSD, comandado pelo presidente da Assembleia José Riva em Mato Grosso.

Além de prefeitos, alguns vereadores republicanos não poupam forças para denegrir a imagem da sigla. Em Sorriso, Francisco das Chagas Abrantes (PR) é acusado dos crimes de formação de quadrilha e concussão contra a prefeitura. Chagas atua também como jornalista. Ex-presidente da Câmara Municipal, ele é apresentador do Jornal Cidade Alerta, da TV Sorriso (afiliada da Record). Segundo o Ministério Público, a quadrilha era liderada por Abrantes, que direcionava as ações e os votos dos demais integrantes do grupo.

Recentemente em Colniza, dois parlamentares republicanos protagonizaram uma das cenas mais bizarras da política mato-grossense, quando partiram para as vias de fato no meio da sessão da Câmara. O vereador Elpidio da Silva Meira (PR) partiu para cima do colega de legenda José Anchieta Vieira, de 62 anos, alvo de socos e chutes.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Regina Guedes | 20/06/2011 13:33
CUIABA

O sr. está se preocupando com pouca coisa..o povo não vota em legendas..todos sabem que partido é só o vidro do perfume..nao tem significado, pois são vazios de tradição, de moralidade e ética..pois quem deveria preservar isto..os políticos não o fazem..em suma PARTIDO É TUDO A MESMA M.. o povo vota nos políticos...não olha o partido..o que eu voto sempre...o único por sinal... o resto eu anulo, é de um partido que eu odeio..mas o candidato é super ético..mostra serviço..tá sempre do lado do povo e você não vê o nome dele metido em falcatruas ou maracutaias, nem compactuando com nada errado.. então voto no candidato..tô nem aí para partido...DANEM-SE OS PARTIDOS ...


Joao | 20/06/2011 13:30
rondonopolis

Tal pai, tal filho.


Antonio | 20/06/2011 13:29
Barra do Garças

Esqueceram de Wanderley Farias e sua corja de vereadores do PR,se brincar pode dar formação de quadrilha.Liberta Barra do Garças,acorda povo.


Sassioto | 20/06/2011 13:28


Prezado Welington: faz-se necessário, com urgência, um profundo estudo de reformulação do PR, seu partido. Oriundo de uma fusão, bastante complicada, acabou com o seu ex-PL, cujos membros na sua maioria eram escolhidos, e virou essa vidraça, ou telhado de vidro, que seria mais apropriado. Vc viu-se obrigado a abdicar de uma candidatura quase certa a Governador ou Senador e aceitar uma reeleição à Federal. Vc é o puxador de votos. Até para a prefeitura da sua cidade, fica difícil a sua candidatura, senão impossível, no momento. Lembre-se de quando candidado a prefeito por Roo, em duas oportunidades, quem realmente o apoiou e os que o deixaram a ver navios, infelizmente naufragados. Pense bem, reflita sobre os últimos anos, principalmente após a dita fusão, converse com a sua família, com os seus amigos leais, independentemente de partidos, e veja se vale a pna ficar segurando a barra de todo esse pessoal enrolado e, na maioria das vezes, ingrato. A vida é curta, o tempo passa rápido demais, quando se apercebe disso, talvez seja tarde. Um abraço.


Joca | 20/06/2011 13:25
Varzea Grande

Ninguem conhece ninguem ate que se revele ok. se o PR fosse um partido serio no minimo espulsaria os mal gestores e isso seria entendido mas não da pra entender a atitude suspeita ou ate mesmo com vantagems como no caso de VG por parte da direção regional do partido. é de se lamentar.




10 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo Artigo | 20/06/2011 - 07:00
Para entender o PSD – Parte III
Vinicius de Carvalho
Continuo a série de artigos sobre a formação do Partido Social Democrático (PSD). Vamos a mais algumas razões.

1. Fadiga do sistema partidário - Os sistemas partidários no Brasil republicano apresentam pouca durabilidade histórica. A experiência partidária até hoje mais duradoura foi aquela de 1945-1965, liderada por PSD, UDN e PTB. São partidos que marcaram as elites políticas e que ainda possuem alguma identidade, sempre ameaçando retornar. O PTB foi recriado em 1980 e acabou incorporando o novo PSD em 2003. A União Democrática Ruralista (UDR) foi reativada em 1996 e lembra a velha UDN.

2. Bipolarização PT-PSDB - Muitos analistas entendem que a bipolarização entre PT e PSDB nas eleições presidenciais, que já dura quase vinte anos, tornou-se artificial e pouco representativa da diversidade política existente no país.

Ao analisar os dados das últimas cinco eleições presidenciais, é possível observar que PT e PSDB apresentaram uma média de 40% cada dos votos válidos no 1° turno, enquanto os demais candidatos tiveram cerca de 20%. A média do segundo colocado ficou em cerca de 30% e do primeiro em 50%. Os demais candidatos chegaram a 30,4% em 2002, quando Ciro Gomes e Anthony Garotinho concorreram. Com a votação expressiva apresentada pela Senadora Marina Silva em 2010, este eleitorado ansioso por uma “terceira via” ficou mais evidente.

Ciro Gomes e Anthony Garotinho não conseguiram polarizá-lo de modo mais orgânico, porque são ambos personalistas, com passagem por diversos partidos e dificuldades de se consolidar. Basta lembrar que Garotinho se filiou a quatro partidos nos últimos 12 anos e Ciro Gomes a 3 e fala em criar um novo. Um partido mais organizado, capilarizado nos Estados e municípios e com quadros mais fortes poderia atrair este eleitorado e, eventualmente, até disputar o 2° turno.

Este “bipartidarismo” incomoda as elites políticas, que gostam de maior liberdade para compor suas alianças. Ao ser perguntado sobre o posicionamento do novo PSD, Gilberto Kassab tem reafirmado a sua independência. Sua postura lembra as discussões na reforma eleitoral de 1979, quando foi criado o Partido Popular (PP) pelos Senadores Tancredo Neves e Magalhães Pinto. Foram cogitados os nomes “partido social independente” ou “partido democrático independente” na época, para prover uma alternativa segura para a transição democrática, reunindo dissidentes de Arena e MDB.

Portanto, a independência estratégica é verdadeira, a despeito das críticas de parte da imprensa pela imprecisão ideológica. Quer dizer, o objetivo do novo PSD seria exatamente contribuir para a governabilidade, despolarizar o sistema partidário e criar uma “terceira via”, ainda que celebre acordos táticos.

O PSD vem reunindo quadros de expressão política para se tornar alternativa neste eixo de centro-direita, tais como Gilberto Kassab, o Governador Raimundo Colombo (SC) e a Senadora Kátia Abreu (TO), que perceberam a estrutura de poder oligarquizada do Democratas e seu declínio. Kátia Abreu pode aproveitar a condição de Presidente da CNA, o momento de ascensão feminina na política, o fortalecimento do agronegócio e a demanda por novos candidatos para concorrer à Presidência em 2014.

Ela foi cogitada como candidata a vice de José Serra em 2010 e talvez possa se transformar numa “Marina Silva da direita”, empunhando tradicionais bandeiras do campo conservador, como a redução do Estado e a defesa patronal do agronegócio em face dos movimentos distributivistas, como a criação de terras indígenas, unidades de conservação, restrições à produção agropecuária e a própria reforma agrária.

No próximo artigo, veremos como a resolução 22.610/2007 do TSE, que dificulta a troca de partido, está influenciando na formação do PSD. Confira aqui e aqui os últimos dois artigos acerca do novo PSD.

Vinicius de Carvalho Araújo é gestor governamental em Mato Grosso, mestre em História, professor universitário e escreve exclusivamente para este blog às segundas-feiras - www.professorvinicius.com.br



Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Joao Ferreira | 21/06/2011 08:06
comodoro mt

Se Kátia abreu for candidata a presidencia provalvelmente será eleita pois defende o pão na mesa dos mais fracos enquanto esses PTzadas se preocupa com ambientalistas que nada fazem para o progresso do Brasil.O código florestal será aprovado com a ajuda desta senadora por que o pobre precisa comer.




1 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo AGENDA | 19/06/2011 - 21:00
As principais pautas da semana
Romilson Dourado
Governo e TRE - Nesta segunda (20), às 10h, o governador Silval assina termo de cooperação com o TRE-MT para viabilizar o cadastramento dos dados biométricos de alguns municípios da Baixada Cuiabana. A solenidade acontece na Casa da Democracia. Na prática, a parceria refletirá na melhoria da segurança pública do Estado visando à Copa de 2014. As instituições responsáveis pela segurança vão ampliar seus recursos técnicos para identificar pessoas mediante a coleta eletrônica das impressões digitais e dos dados para reconhecimento facial (fotografia).
---------------------------------------------------------------

Ferrovia - Em seminário nesta segunda, às 16h, o governador Silval assina Termo de Compromisso com a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e a empresa Valec Engenharia, Construções e Ferrovias para elaboração dos estudos e projetos do trecho da Ferrovia Senador Vuolo entre Rondonópolis e Cuiabá. O ato faz parte do encontro que começa desde às 10h, na Fiemt, com o tema “Desenvolvimento e Ferrovias – Centro Oeste”. A iniciativa é da Frente Parlamentar das Ferrovias do Fórum Pró-ferrovia em Cuiabá e da bancada federal. Esses seminários vão acontecer em todas regiões do Brasil. O primeiro foi em São Paulo, com os Estados do Sudeste.
---------------------------------------------------------------

Posse no TRE - Jones Gattass Dias toma posse nesta segunda (20), às 8h, como membro do Pleno do TREl, na categoria juiz de Direito. Ficará no posto por 2 anos. Foi escolhido em sessão administrativa no TJ no último dia 9. Ele entra na vaga do juiz Lídio Modesto da Silva Filho, hoje na Corregedoria-Geral de Justiça. O Pleno do TRE é composto por 2 desembargadores (presidente e vice-presidente), 1 juiz federal, 2 juízes de Direito e 2 juristas (advogados). O vice-presidente também acumula o cargo de corregedor-regional eleitoral.
---------------------------------------------------------------

Posse de Leitão - Até quarta (22), Nilson Leitão será empossado pela Mesa Diretora da Câmara como deputado federal. Ele foi beneficiado com a decisão do STF que postergou para as eleições de 2012 a vigência da Lei da Ficha Limpa, o que resultou na inclusão os votos que estavam sub judice. Com isso, a coligação da qual Leitão faz parte elevou o número de votos e assegurou 2 vagas, a já ocupada pelo democrata Júlio Campos e agora a do tucano e ex-prefeito de Sinop. Por outro lado, perde a cadeira o petista Ságuas Moraes.
--------------------------------------------------------------

Dom Aquino - Em sessão nesta segunda (20), a Câmara Municipal de Dom Aquino vota relatório que pede o afastamento do prefeito Eduardo Zeferino (PR). Ele foi preso na última sexta e está recolhido na Polinter em Cuiabá. Responde por atentado violento ao puder. É acusado de violentar ao menos 5 meninas, entre 11 e 15 anos. São 9 vereadores. A sessão começa às 19h15. Ao menos 300 pessoas devem acompanhá-la, do plenário, o que deve "esquentar" o clima e os ânimos entre parlamentares e a comunidade. Se Zeferino for afastado, assume a prefeitura o petista Donizete Araújo.
---------------------------------------------------------------

Fórum no TCE - Na terça (21), o o TCE realiza o Fórum Consciência Cidadã. Inicia às 13h30 e se estende até 20h30, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Entre os palestrantes de renome nacional estão o economista Eduardo Giannetti e o cientista político Gustavo Loschpe. Com cinco painéis programados para o evento, o TCE objetiva proporcionar oportunidade de debate da qualidade das políticas públicas de saúde, educação e transporte. O espaço é reservado para até mil pessoas.
--------------------------------------------------------------


Julgamento - O TCE fará uma sessão rápida na terça, a partir das 9h. Só incluiu na pauta de julgamento 21 processos, entre eles balancentes da prefeituras do exercício de 2010 de Rondonópolis, Colniza, Nova Maringá, Paranatinga e Sinop.
--------------------------------------------------------------

Posse no Alencastro - Na quarta (22), com horário ainda indefinido, toma posse como secretário de Comunicação de Cuiabá o publicitário Mauro Cid. Ele substitui Flávio Garcia, que passou a ocupar o mesmo posto na Câmara Municipal.
---------------------------------------------------------------

Greve na Educação - Em greve desde o último dia 6, os educadores do Estado vão acampar na praça Ulisses Guimarães, em frente ao Shopping Pantanal, a partir desta segunda (20). Em grupos, eles farão rodízios no local. Querem chamar atenção da sociedade para as reivindicações. Sob a liderança do Sintep, a categoria defende implantação imediata do piso nacional, de R$ 1,3 mil. O governo Silval pondera que conseguirá atender essa reivindicação, mas no início do próximo ano. A greve atinge profissionais da educação de 82 dos 141 municípios, algo em torno de 450 mil alunos de 724 escolas.
---------------------------------------------------------------

Detran - Uma outra categoria de servidores do Estado pode decretar greve nesta semana. São os servidores do Detran. Maria Auxiliadora Santiago Uhde, que preside o Sinetran, anuncia assembleia-geral para esta segunda (20), às 15h. Os servidores do órgão querem implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Devem aprovar indicativo de greve.
--------------------------------------------------------------


0 Dê sua opinião! Ir ao topo CÂMARA FEDERAL | 19/06/2011 - 15:00
Leitão é favorável a plebiscito sobre legalização da maconha
Laura Nabuco
O ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (PSDB) deve iniciar seus trabalhos na Câmara Federal com a missão de assinar o requerimento do colega tucano, deputado pelo Paraná, Fernando Francischini, para que seja realizado um plebiscito no país sobre a legalização da maconha. Leitão, que assumirá a cadeira do petista Ságuas Moraes nos próximos dias, garantiu que apoiará a iniciativa. "Tudo o que democratizado é mais eficaz", avalia.

O tucano sugere ainda que o debate com a sociedade seja levado além da questão da liberação ou não da droga. Para ele, a medida pode colaborar para resultados melhores do que os alcançados hoje no combate ao tráfico. "Acho que essa discussão tem quer se feita sem hipocrisia", ressalta. O tema tem sido alvo de polêmica desde que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ser favorável a descriminalização da maconha.

Apesar disso, o tema não deve ser uma das bandeiras que Leitão defenderá durante sua estada em Brasília. Ele afirma que pretende dar desdobramento as causas levantadas durante a campanha como a regularização fundiária e uma maior distribuição dos cursos da UFMT e Unemat pelo interior do Estado.

A diplomação do tucano está prevista para ocorrer nesta terça (21). A posse, por sua vez, deve levar um pouco mais de tempo. Devido ao feriado de Corpus Christi, será realizada apenas no dia 28. Leitão ganhou o direito de assumir uma das oito vagas na Câmara Federal após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de dar validade à Lei da Ficha Limpa apenas a partir das eleições de 2012. Dessa forma, os votos de candidatos que haviam disputado o pleito do ano passado sub judice passaram a ter validade, ocasionando uma mudança no quociente eleitoral, que beneficiou o ex-prefeito.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
A Barroso | 20/06/2011 09:02
Cuiabá-MT

O Sr Nilson Leitão está certo em decidir através de plebiscito. A maioria decidirá e a maioria é contra este mal que consome milhões da Saúde em internações em hospitais públicos, em lares desfeitos, em pais que choram, sofrem e não produzem profissionalmente para cuidar e tratar filhos incontroláveis, em jovens violentos que se tornam criminosos e roubam por conta de doses de drogas, em crianças que nascem defeituosas de mães viciadas e ... depois eu cito mais "vantagens" desta droga que alguns ainda insistem em defender. Senhor e senhora viciada: quando estiveres sem o efeito "dela" pense em seu futuro e em todos que a amam a sua volta e não as faça sofrer. Não pense só em si.


Roberto Pereira ( Eu Protesto ) | 20/06/2011 07:49
cuiaba

EU não sabia que o LEITÃO gostava de maconha. Nuca mais vou come porco so frango (Leitão ex. presidiario ese eu protsto) Roberto Pereira 92010433 ok.


Vivaldo Marcorio | 20/06/2011 07:47
CUIABÁ

Quem participa dessas movimentos em favor da liberação maconha é idiota, e quem fuma mais idiota ainda. Nilson qual É o benificio a sociedade essa draga traz


Celso (Parque Ma~E Bonifácia) | 20/06/2011 07:47
cuiabá (parque mae bonifacia)aAaAcelC

Hoje ele quer plebiscito, amsanhã defende a maconha e amanhãPt


C Erlso (Parque Mae BonfÁcia | 20/06/2011 07:46
cuiabaCELSO

eSSE MOÇO MAL ASSUMIU E JÁ VEM COM ESSA IDÉIA MALUCA NA CABEÇA COM TANTOS TEMAS IMPORTANTES PARA SE TRATARpt




10 Veja mais comentários e faça o seu! Ir ao topo SANGUESSUGAS | 19/06/2011 - 13:00
Veja cita negociata de R$ 2 mi de Maggi e Abicalil contra Serys e Antero
Laura Nabuco
Em depoimento revelado pela revista Veja desta semana, o bancário Expedito Veloso, um dos envolvidos no escândalo dos aloprados, afirmou que o golpe do falso dossiê, descoberto em 2006, antes de ser aplicado em São Paulo, foi "testado" em Mato Grosso pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT) e o senador Blairo Maggi (PR).

As vítimas eram os ex-senadores Serys Marly (PT) e Antero Paes de Barros (PSDB). A manobra teria ocorrido no mesmo ano, quando a petista, o tucano e o republicano eram adversários na disputa pelo Palácio Paiaguás.

De acordo com a reportagem, o suposto envolvimento de Serys e Antero no caso dos sanguessugas não passou de uma armação para minar suas candidaturas. O plano foi arquitetado por Abicalil e supostamente contou o financiamento de Maggi. Segundo a revista, foram pagos R$ 2 milhões aos empresários mato-grossenses Darci e Luiz Antônio Vedoim para que os nomes de Serys e Antero fossem incluídos na lista dos acusados de superfaturar a compra de ambulâncias.

Na época, Serys presidia o PT no Estado e teria utilizado esta influência para lançar sua candidatura ao Governo, mesmo contra a vontade do grupo liderado por Abicalil, que apoiava a reeleição de Maggi. Antero, por sua vez, representava a maior ameaça ao republicano, visto que acabou como segundo colocado no pleito.

Tanto Maggi quanto Abicalil negaram as acusações, em entrevista a Veja. Enquanto o senador respondeu por meio de sua assessoria de imprensa, dizendo que esta prática não condiz com seu perfil, o ex-deputado foi categórico, afirmando que não tem conhecimento sobre nenhum dossiê e que jamais participou deste tipo de trama.

Segundo Expedito, o sucesso do golpe em Mato Grosso deu o impulso ao que faltava para que fosse repetido em São Paulo. A vítima lá era o ex-governador José Serra (PSDB). Os empresários Vedoim foram novamente escolhidos para, desta vez, fraudar documentos que resultariam num escândalo envolvendo o tucano e o Ministério da Saúde, comandado por ele durante o governo Fernando Henrique.

A ação, no entanto, acabou sendo frustada após ação da polícia. De acordo com Veja, Antero teria ficado sabendo do golpe e alertou Serra. Expedito, por sua vez, afirma que o problema ocorreu no pagamento. O suposto mandante da armação, o ex-senador e ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, teria afirmado que o montante de R$ 1,7 milhão já estava disponível para que Valdebran Padilha, intermediário dos Vedoim, fosse buscar em São Paulo.

A transação deveria demorar menos de duas horas, mas Valdebran precisou esperar num hotel nas proximidades do aeroporto de Congonhas por 4 dias. Quando o dinheiro chegou, a polícia já seguia os passos da quadrilha. Apesar do flagrante e de algumas prisões terem sido efetuadas, os envolvidos nunca chegaram a ser punidos, porque não se conseguiu provar a origem do dinheiro.


Comentários:
* O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados!
Elizeu | 20/06/2011 15:13
cuiaba

DE QUE ADIANTA EM EPOCA DE ELEIÇÕES ELES COMPRAM NOVAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE E ELES DIZEM SER MENTIRA E O POVO ACREDITA E VOTA NELES NOVAMENTE. FOI ASSIM EM 2002 FOI ASSIM EM 2006 FOI ASSIM EM 2010 E SERÁ ASSIM EM 2014. É SÓ AGUARDAR. ACORDA POVÃO!!!!!!!!!!!!!!!


Carlos Moraes | 20/06/2011 10:16
Cuiabá

Felipe Matos e Britto quem disse não foi a revista Veja ela apenas reproduziu em forma de reportagem a fala de Expedito Veloso, então diretor de gestão de riscos do Banco do Brasil e atual secretário-adjunto de desenvolvimento do governo petista do Distrito Federal que como ele mesmo afirma atuou na reprodução do dossie "cumprindo uma missão politica " na campanha petista !


Eduarda Mello | 20/06/2011 07:49
Cuiabá

É muito triste ver o meu MATO GROSSO nas mãos desse povo inescrupuloso, que não medem absolutamente nada para chegar ao poder. E o pior, são daqueles que batem e escondem a mão.... meninos mimados pelo dinheiro... agora querem o MIMO ETERNO DO PODER!!!!!!!! Para isso vale tudo na cartilha desse povinho! Deus salve Mato Grosso!!!!


Justino Cohab Nova | 20/06/2011 07:46
CUIABÁ-MT

É preciso lembrar que a revista VEJA é uma das maiores revistas semanais do planeta. Foi decisiva na queda do COLLOR, e não tem medo de botar a cara e comprar briga com quem quer seja. Os fatos elucidados, e nós matogrossense, começamos a tomar consciência quem de fato é BLAIRO MAGGI, pois CARLOS ABICALIL já é uma figura manjada com suas armações ilimitadas. Saudoso o tempo em que Serys comandava o partido no estado!


Luciano | 19/06/2011 22:52
Leverger

O aloprado Valdebran continua aprontando! A última dele e de seu irmão Valdemir Padilha é usar exploração de Prestígio para segurar o julgamento do processo eleitoral de Santo Antonio de Leverger e assim manter seu tio ugo Padilha na Prefeitura. Ele já esta mechendo os pausinhos pra trazer emendas parlamentares para suas empresas tocar as obras naquela cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário