quarta-feira, 22 de junho de 2011

"Acesso à educação produz revolução pacífica", diz Dilma Rousseff em premiação no Rio

Daniel Milazzo
Especial para UOL Educação
No Rio de Janeiro

A presidente Dilma Roussef esteve na tarde desta terça-feira (21) no Rio de Janeiro para a premiação da 6ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas), realizada em 2010. Após cumprimentar um a um todos os 504 medalhistas de ouro, Dilma discursou e ressaltou o poder da educação na sociedade. "O acesso à educação produz uma revolução pacífica. A arma é a dedicação dos professores, dos diretores, e a sede de conhecimento dos alunos", disse a presidente.

A presidente Dilma cumprimenta Laura Ribeiro Franco, 13, deficiente visual, pelo prêmio da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Roberto Stuckert Filho/PR

A princípio, a presidente iria cumprimentar pessoalmente apenas os 21 estudantes medalhistas em mais de quatro edições da OBMEP. Mas foi Dilma quem mudou a organização do evento ao decidir distribuir abraços, beijos e posar para fotos com todos os premiados. "O Brasil precisa de bons exemplos, porque sem eles as pessoas podem pensar que não precisam lutar, que podem desistir. Hoje esses estudantes mostraram que é importantíssimo se esforçar, se empenhar", enalteceu Dilma.

Na última edição da OBMEP, se inscreveram mais de 19,6 milhões de estudantes de 44.717 escolas públicas em 5.518 municípios do país. O investimento federal foi de R$ 30,3 milhões. Além dos 504 medalhistas de ouro, 900 estudantes foram medalhistas de prata e 1.800, de bronze. Todos receberão bolsas de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e poderão participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) durante um ano. Os medalhistas de ouro poderão participar da Peci (Preparação Especial para Competições Especiais).

Dos seis representantes que o Brasil enviará para a Olimpíada Internacional de Matemática -- que ocorre em julho na Holanda -- três deles são estudantes de escola pública. No evento, realizado no Theatro Municipal, Dilma aproveitou para anunciar que o governo planeja oferecer 75 mil bolsas de estudo nos níveis de graduação e pós-graduação em diversas universidades espalhadas pelo mundo.

"Ainda há pobreza extrema no país e não podemos aceitar viver com ela. Mas conceder bolsas e combater a miséria não são coisas contraditórias. O Brasil precisa que atuemos em todas as áreas", defendeu Dilma.

Também participaram da premiação os ministros Fernando Haddad (Educação), Luiz Sérgio (Pesca), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Helena Chagas (Comunicação Social), além do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão.

Lula ensina geografia para Dilma
João Lucas Lopes Gambarra, de 16 anos, não se incomodava com o peso das seis medalhas que sustentava no pescoço. Ele foi medalhista em todas as seis edilções da OBMEP, sendo que levou o ouro em quatro delas, inclusive na última.

O estudante vem da pequena Quixaba, cidade do interior de Pernambuco (a 327 km da capital Recife), cuja população é de apenas 6.735 habitantes. "A Dilma me falou que sabia da cidade, porque o Lula já tinha dito para ela onde ficava", confidenciou o estudante.

Ele contou que dedica diariamente não mais que meia hora de estudo à teoria, mas que o principal da sua preparação para as Olimpíadas está na resolução de problemas. "É bastante esforço, mas depois é gratificante", disse. Ele ainda está indeciso entre a engenharia civil e a matemática pura como escolha profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário