segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto institui Coleta Seletiva em escolas

A coleta seletiva de lixo deve fazer parte do cotidiano das pessoas desde a tenra idade, ensinada nas escolas. Partindo dessa premissa, será apresentado, na próxima sessão ordinária da Câmara de Cuiabá no próximo dia 21, projeto de lei que institui o Programa de Coleta Seletiva de Lixo nas escolas municipais da capital, com o intuito de promover a educação ambiental na comunidade escolar, como também estimular a consciência dos alunos sobre a importância da coleta seletiva de lixo.

A proposta estabelece que o lixo deve ser, primeiramente, separado: papéis usados, vidros, plásticos, metais e todos os demais que possam ser reciclados. Já os diretores das escolas, assim como os professores, previamente treinados pela Secretaria Municipal de Educação, deverão incentivar os alunos a separar adequadamente o lixo produzido por eles, através de métodos educativos.

As escolas também ficam autorizadas a firmar convênios ou contratos de parcerias com empresas públicas, privadas, ONGs ou cooperativas, para a aquisição ou até mesmo doação de coletores, a serem instalados nas escolas.

Na semana alusiva a comemoração ao dia do Meio Ambiente, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será realizado uma campanha educacional com tema relativo à coleta seletiva de lixo, visando à preservação ambiental.

A educação ambiental tem por objetivo atingir os alunos, podendo também chegar aos lares e em cadeia prestar um bom serviço na direção da preservação ambiental. Além disso, programas de orientação e educação ambiental já são, por vários, anos difundidos e realizados, não podendo o município de Cuiabá, ficar aquém da realidade dos problemas ambientais,” observa o vereador Leonardo Oliveira.


Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário