Após um mês de paralisação os professores da rede municipal de ensino de Várzea Grande, decidiram em assembleia geral realizada na manhã desta sexta (17), na sede Sindicato dos Trabalhadores do Ensino de Mato Grosso (Sintep), suspender a greve e retornar às atividades na próxima segunda (20). Durante a paralisação cerca de 18 mil estudantes da rede municipal foram afetados.
Cerca de 300 professores que participaram da reunião acataram parcialmente o reajuste de 15%. No entanto, o movimento foi suspenso somente por 30 dias. A categoria continua em estado de greve. Caso as reivindicações não sejam cumpridas os protestos podem voltar a ocorrer a qualquer momento.
O projeto de Lei que regulamenta o reajuste salarial dos profissionais da Educação do município foi aprovado pela Câmara de Vereadores na noite da última quarta (15). A categoria estava com suas atividades paralisadas desde o dia 16 de maio e esperava pela aprovação do projeto para cessar a greve. Além do piso, a categoria vai formar uma comissão para acompanhar a retomada do Grupo de Trabalho para revisão e aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
Segundo a presidente do Sintep-Subsede de VG, Maria Aparecida Cortez, o aumento já foi homologado pelo prefeito Murilo Domingos (PR), e os profissionais aguardam o início dos trabalhos e o cumprimento da Lei.
Para a educadora Doralice Ramos, a greve foi significativa e a categoria venceu mais uma etapa. “Espero que consigamos a implantação do piso salarial de R$ 1.312”, relata. Já Helton Fabiano Ferraz, disse que a paralisação foi válida, pois buscou melhores condições de trabalho, autonomia, respeito. “A greve, além de ser por recomposição salarial, chamou a atenção do poder público para a responsabilidade moral e ética que passa o município que está à deriva. Hoje, nem o executivo ou o legislativo têm condições morais para debater o assunto com a sociedade”, desabafa.
Regina Botelho – Da Redação
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Aulas recomeçam dia 20 em Várzea Grande
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário