terça-feira, 21 de junho de 2011

MT- Educandário de Rosário Oeste corre risco de fechar por falta de verbas

Da Editoria - Marcos Coutinho

Por falta de apoio político e financeiro e pela falta de bom senso das autoridades públicas de um modo geral, o Educandário Espírita Allan Kardec, localizado no município de Rosário Oestes (128 km de Cuiabá), corre sério risco de fechar suas atividades a partir do próximo mês.

Sem verbas municipais ou estaduais, a escola, que tem as melhores notas dentre as demais daquele município, vai deixar 126 alunos carentes sem ter pra onde ir, ou seja, sem ter onde estudar.

Detalhe: o prefeito Joemil Araújo é do PMDB, mesmo partido do governador Silval Barbosa. Ou seja: a falta de compromisso é um descaso clássico, pois ambas as autoridades têm obrigação moral de manter o educandário aberto e, sobretudo, apliar os serviços a outros alunos carentes.

Em verdade, o descaso com o Alan kardec começou em 2009, quando a Prefeitura de Rosáiro cancelou um convênio com a escola, fato que forçou o encerramento de quatro turmas, num total de 238 alunos prejudicados.

Atualmente, o educandário sofre por falta de verbas até para pagar salários. Os professores já trabalham como voluntários porque não querem "deixar os alunos restantes na mão".

"O que está ocorrendo aqui em Rosário é um descaso muito grande do poder público. Como podem deixar uma escola fechar ? Será que para eles (os políticos) é melhor inaugurar mais celas nso presídios do que salas de aula ?", questionou uma revoltada professora voluntária.

Além o fechamento da escola, os alunos podem ser triplamente prejudicados porque, consequentemente, a padaria que funciona no educandário e uma oficina de costura também encerrarão suas atididades.

Além do serviço de ensino, a escola possui uma padaria que distribui os pães gratuitamente e uma oficina de capacitação que atende a população mais pobre da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário