segunda-feira, 20 de junho de 2011

Professores trocam experiências sobre o Siga

Promover uma reflexão sobre os três primeiros meses de implantação do Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (SIGA), no primeiro ciclo de formação humana das Escolas de Mato Grosso; além da troca de experiências e busca de soluções para dúvidas relacionadas aos eixos e capacidades, propostos no sistema, são os objetivos da 2º reunião formativa realizada pela Coordenadoria de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O encontro de dois dias é realizado no auditório do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Cuiabá. A atividade teve início nesta terça-feira (14.06) e conta com a participação de 48 pessoas. Entre os participantes estão: professores e alfabetizadores dos 15 Cefapros do Estado e representantes das Superintendências de Ensino Básico, Diversidades, Formação e Gestão Escolar da Seduc.

A professora do Cefapro de Confresa, Angela Claudia Domingues, que participa da terceira formação para o SIGA ressalta que as atividades formativas são importantes porque orientam o trabalho que os formadores realizam nas Escolas. “Os conhecimentos que construímos nestes momentos repassamos para os professores nas formações que fazemos nas salas do educador, bem como em outras atividades do Cefapro”, disse.

Ela ainda diz que “o acompanhamento do desenvolvimento escolar de cada aluno, proposto no sistema, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ainda não está claro para muitos professores. Por isso temos que ter esses subsídios formativos repassados pela Seduc para podermos atuar nas Escolas”, afirmou.

Além das dificuldades no trabalho com o sistema, Angela Domingues cita que muitas escolas precisam de mais investimentos na melhoria de conexões e no acesso a internet para inserção do acompanhamento dos estudantes no sistema. Essas situações também estão sendo avaliadas para serem solucionadas pela Seduc.

Expectativa

A professora Elza Costa Monteiro do Cefapro de Diamantino também tem expectativa de que a formação contribua para superação das dificuldades encontradas no trabalho com as escolas. “Muitos professores não compreendem o que significa o trabalho focado nos eixos e capacidades”, disse.

“Com o SIGA os professores precisam aprimorar suas aulas. Para isso eles precisam compreender que os conteúdos aplicados em sala são os caminhos utilizados para que os alunos desenvolvam suas capacidades de aprendizado. Com o desenvolvimento das capacidades eles aprendem, por exemplo, a escrita, a leitura, que são os eixos”, explicou.

Programação

Durante o primeiro dia de atividades os presentes participaram de duas formações. Pela manhã com a professora Mirta Grisel de Kehler da Superintendência de Formação da Seduc que proferiu palestra sob o tema Eixos/Capacidades de Matemática e no período vespertino com a professora Marilze Guerrise, que falou sobre a temática Eixos/Capacidades de Língua Portuguesa.

Conforme a técnica da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Maria Aparecida Toló, o segundo e último dia de atividades contará com “Orientações sobre os procedimentos de inclusão dos dados no sistema – SIGA; Informação sobre o fluxo de abertura e publicação de solicitação; e por fim Socialização dos encaminhamentos de cada Cefapro na formação e acompanhamento”.



VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário