quarta-feira, 22 de junho de 2011

MT- Enawene Nawe participa de projeto de escolarização

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em parceria com a Fundação Nacional do Índio, a Secretaria Especial de Saúde Indígena, e a organização Amazônia Nativa (Opan), inicia em 2011 o 1º Projeto de escolarização do povo Enawene Nawe. A oferta será de ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso ofertado para 28 indígenas está sendo desenvolvido na sede da Aldeia Halataikiwa, instalada na região de Juína.

A superintendente de Diversidades Educacionais da Seduc, Débora Pedrotti, explica que o projeto se deu diante de uma solicitação feita pela etnia. “No ano passado teve início um trabalho de alfabetização realizado também em parceria. Abrimos uma sala anexa ao Ceja de Juína na aldeia para o atendimento”, explica. Ela pondera ainda que o projeto foi elaborado respeitando o calendário de atividades e rituais da aldeia.

Os Enawene Nawe solicitam para a Seduc a construção de uma escola na Aldeia Halataikiwa. O secretário adjunto de estrutura escolar da Secretaria, José Ricardo Elias, informou aos representantes do povo Enawene Nawe que tentará firmar uma parceria com a prefeitura de Juína para elaboração de uma planilha com orçamento para obra.

Na visita do povo Enawene Nawe na Seduc estiveram reunidos o coordenador da Educação Indígena da Seduc, Félix Adugoenau, a coordenadora do projeto, Letícia Queiroz, além do coordenador adjunto da Funai, em Juína, Adegildo José do Nascimento.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário