segunda-feira, 20 de junho de 2011

Educadores discutem diagnóstico para realização da Provinha Brasil Matemática

Cerca de 200 pessoas entre professores, pedagogos, matemáticos e formadores dos 15 Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) participaram, nesta quinta-feira (16.06), das discussões e análises dos resultados do pré-teste para a Provinha Brasil Matemática, que será realizada em agosto deste ano. A atividade de dois dias está sendo realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O pré-teste determinado pelo Ministério da Educação (MEC) foi aplicado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em novembro do ano passado, a alunos do 2º ano do 1º ciclo de sete escolas das redes estadual e municipal de Cuiabá. Conforme a coordenadora do núcleo de Avaliação da Superintendência de Educação Básica da Seduc, Vera Margareth Fabro, a consulta foi realizada com estudantes de todas as capitais do país.

Segundo ela, o resultado de Mato Grosso será somado aos levantamentos dos demais Estados para produzir o diagnóstico nacional da realidade educacional, entre os alunos com sete anos de idade. “A provinha Brasil de Matemática será elaborada e aplicada em agosto deste ano com base nesse diagnóstico nacional”, disse.

A coordenadora ressalta que a apresentação dos resultados e discussão do pré-teste, para construção coletiva da provinha contribui para democratizar a construção dos métodos de avaliação propostos pelo MEC. Vera explica que “a avaliação realizada pelo Ministério tem como meta aferir se as crianças estão desenvolvendo as habilidades mínimas necessárias para serem alfabetizadas”.

Objetivo

A responsável pelo pré-teste em Mato Grosso, professora doutora Mara Sueli Simão Moraes, da Unesp, destaca que o levantamento preliminar da realidade dos alunos é necessário para que o MEC possa elaborar uma avaliação nacional ,adequada as necessidades de aprendizagem dos estudantes.

Mara Sueli conta que este será o primeiro ano de aplicação da avaliação em Matemática, entretanto o país já realiza desde 2008 a Provinha Brasil Leitura. Na época “a provinha surgiu do Movimento Nacional Todos pela Educação que visa promover a alfabetização das crianças brasileiras até os oito anos de idade”.

Para Deniuza de Moraes Macedo, professora do 1º ciclo da Escola Municipal Quintino Pereira de Freitas de Cuiabá, o momento de discussão dos resultados do pré-teste contribuirão para preparação dos alunos para a provinha, que será realizada em agosto.

Ela avalia, porém, que o trabalho que as Escolas devem fazer com as crianças precisa ir além da preparação para a avaliação. “Precisamos trabalhar o ensino da língua e agora a matemática não somente para que eles tenham bons resultados na provinha, mas para que eles de fato aprendam”, defende.

Nesse ponto, Deniuza Macedo destaca que os resultados da provinha contribuem para que cada unidade escolar procure resolver as deficiências de ensino aprendizagem apresentadas por seus estudantes, visando à alfabetização até os oito anos de idade.

Total

Em Mato Grosso 10.634 alunos do 2º ano do 1º ciclo de Formação Humana da rede estadual farão a Provinha Brasil Matemática. Estudantes das redes municipais também farão a avaliação.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

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