quarta-feira, 29 de junho de 2011

Debate: Educadores cobram ensino de música na educação básica

Durante audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (14/06), para discutir a obrigatoriedade do ensino de música para alunos da educação básica nas escolas públicas e privadas do País, educadores cobraram a implantação da medida.

Para o deputado Lula Morais (PCdoB), autor do debate, “a música ressalta os valores culturais e estéticos do nosso povo", acrescentando que a aprovação dessa lei vai evitar a evasão escolar. Lula lembrou que os sistemas de ensino tiveram até três anos para se adaptarem às exigências estabelecidas nos artigos 1º e 2º da Lei Federal 11.769. “As escolas devem se adequar à nova regra até agosto deste ano”, lembrou.

O coordenador do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Gerardo Viana Junior, ressaltou que a inclusão da música na grade curricular do ensino básico busca desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração entre os alunos. “Esta proposta faz parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Queremos garantir, dentro da disciplina de Artes, a oportunidade de trabalhar com conteúdos musicais”, disse.

Gerardo pontuou ainda que a música promove a sensibilidade, expressividade e desenvolve outras atividades cognitivas dos estudantes. A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) também reiterou a importância da educação musical, que “dá leveza à alma humana”.

Rogers Vasconcelos Mendes, coordenador de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado, falou da necessidade de equipar as escolas com instrumentos musicais. Ele afirmou que a formação de corais também está dentro educação musical e “que aproxima mais os estudantes que não têm afinidade com instrumentos”.

A professora Izaira Silvino, mestra em Educação e regente do Coral da UFC, falou dos benefícios da música para a vida humana e apresentou o vídeo “Oração”, da Banda Mais Bonita da Cidade.

O coordenador pedagógico do curso de pós-graduação em Arte e Educação, com ênfase em música, da Faculdade Tecnológica Darcy Ribeiro, Eudes Farias, destacou que com a nova lei qualquer pessoa que tenha curso superior com licenciatura plena e conhecimento de música pode ministrar aulas. Professores de escolas privadas, estudantes e músicos participaram do debate.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário