segunda-feira, 27 de junho de 2011

Inpe recebe inscrições para concurso

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) recebe até quinta (30) inscrições para a primeira edição do concurso “Momento Único – A Melhor Foto e Vídeo de Raios no Brasil”. Segundo o regulamento, podem participar fotógrafos e cinegrafistas amadores ou profissionais de todo o país. As inscrições são gratuitas.

Para concorrer, o candidato deve enviar imagens de raios feitas no Brasil. Segundo o Inpe, apesar da grande incidência de raios no país – cerca de 60 milhões de descargas por ano - são poucas as imagens do fenômeno disponíveis. O concurso tem, portanto, o intuito de documentar a ocorrência de descargas elétricas nas regiões brasileiras.

De acordo com o Inpe, o banco de imagens do concurso irá compor cenas do documentário "Fragmentos de Paixão – Que Raio de História", sobre raios no Brasil. O filme está sendo produzido pelo Elat e será lançado em fevereiro de 2012. As gravações começam em agosto.

Os ganhadores nas categorias melhor vídeo e melhor foto poderão participar da XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica, no Rio de Janeiro, de 7 a 12 de agosto. O resultado do concurso será divulgado no dia 20 de julho.

Para se inscrever no concurso promovido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Inpe, é necessário o envio de CD (com fotos) ou DVD (vídeos) até quinta (30), valendo para registro a data de postagem.

Na correspondência deve constar ainda uma carta devidamente assinada contendo o nome completo do participante, endereço completo com CEP, telefone para contato, e-mail para contato, além da data e local onde foram feitas cada uma das fotos e/ou vídeos.

As fotos deverão ter tamanho mínimo de 15 cm x 21 cm e resolução de 300 dpi. Já os vídeos deverão possuir resolução mínima de 1280 x 720.
As fotos ou vídeos deverão ser coloridos.

Serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, exibidas em público ou recebido algum prêmio, porém elas não podem possuir direitos comerciais, segundo o Instituto. Cada pessoa poderá inscrever o número de fotografias ou vídeos que quiser. Não poderão participar do concurso funcionários do Elat ou parentes de funcionários.

Mais informações podem ser obtidas no site do Inpe, do telefone (12) 3208-6824 ou pelo e-mail elat@inpe.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço para envio das fotos e vídeos é:

A/C Iara Cardoso
Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) - Prédio DGE
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Av. Astronautas 1758. Bairro Jardim da Granja
São José dos Campos – SP
CEP: 12227-010



Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário