segunda-feira, 27 de junho de 2011

Programa “Matemática Descomplicada” é sucesso nas escolas da rede municipal de Pindamonhangaba

Devido à grande receptividade por parte de professores e alunos, a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba paulista, está ampliando de 29 para 35 o número de escolas da rede municipal que este ano oferecem o programa “Matemática Descomplicada”. Mais alunos também estão sendo beneficiados. Agora, o programa contempla aproximadamente 8 mil alunos, do primeiro ano a quarta série do município.

Implantado há um ano pela Secretaria de Educação em parceria com a Planeta Educação, empresa especializada no desenvolvimento de projetos educacionais, o “Matemática Descomplicada” tem por objetivo desmistificar o ensino da disciplina e provar que é possível realizar uma aprendizagem significativa que prioriza o raciocínio lógico – por meio de jogos e brincadeiras –, e não apenas a memorização de operações e fórmulas.

O programa está sendo aplicado nas escolas pelos mediadores da Planeta Educação que trabalham junto com os professores da rede, em aulas semanais, como forma de enriquecimento curricular. Segundo a Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Márcia Fernandes, a “Matemática Descomplicada” tem oferecido grandes mudanças no ensino da disciplina.

“Essa grande parceria tem refletido em melhorias significativas para as aulas de matemática nas escolas do nosso município. A Secretaria de Educação agradece a todos, desde os mediadores da Planeta Educação até os educadores, que estão se empenhando para ampliar ainda mais os seus conhecimentos”, afirma.

“Nosso mediador trabalha em parceria com o professor auxiliando-o no desenvolvimento de atividades lúdicas, de forma a traduzir e ampliar o conteúdo que o professor está ministrando em aula. Se o professor está ensinando divisão, por exemplo, o mediador enriquece o aprendizado com a atividade lúdica “Avançando com o resto”. Deste modo, os alunos começam a compreender o significado da matemática e valoriza a dimensão lúdica do processo de ensino e aprendizagem”, explica Daniela Cassiano , Coordenadora do Programa Matemática Descomplicada.

Além do estímulo proporcionado por esta nova ferramenta junto aos alunos, a Secretaria de Educação oferece aos professores da rede o Programa de Formação de Educadores em Matemática Descomplicada, em que são discutidas questões sobre a Educação Matemática, com atividades práticas para eles aplicarem em sala de aula. O objetivo é tornar os educadores capazes de ministrar aulas de matemática de maneira mais dinâmica e utilizando várias estratégias.

"Parabéns! A didática convencional da matemática nos separa tanto da realidade que mais parece um mundo à parte. Vivenciá-la torna o ensino muito mais estimulante e prazeroso para o educador. Vocês aumentam exponencialmente nossos horizontes”, elogia a professora Maria José dos Santos Souza, da escola REMEFI Dr. André Franco Montoro, que participa do curso de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário