segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estudantes do ProJovem Campo de Nova Guarita se formam em Agroecologia

Estudantes do ProJovem Campo de Nova Guarita se formam em Agroecologia
Dezessete alunos do assentamento Raimundo Vieira, zona rural de Nova Guarita (667 km de Cuiabá), concluíram na última semana o ensino fundamental pela modalidade ProJovem Campo/ Saberes da Terra. Os estudantes deverão receber nos próximos dias os certificados de conclusão do curso expedidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Além da conclusão do ensino fundamental, os estudantes receberam formação orientada pelo Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT), para atuarem como técnicos em agroecologia. Ao todo foram dois anos de curso que somaram 2.400 horas aulas que foram ministradas dois dias por semana (sextas-feiras e sábados).

A diretora da Escola Estadual 13 de maio, Rosangela Peccinni Lazaretti que coordenou as atividades no município, informou que do total de horas aula, 1.800 foram em atividades teóricas e 600 em aplicação prática. “Eles estudavam aos finais de semana de modo que as aulas não atrapalhassem o trabalho no assentamento”, contou.

Ao longo do curso, os formandos estudaram as disciplinas do ensino regular voltadas para a realidade local, e com carga horária compatível ao programa. São elas: Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemáticas; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Agrárias. Os formandos também tiverem aulas de “Sustentabilidade, Economia Solidária, Produção Orgânica e Cooperativismo”, destacou o professor Evandro José Klein, que foi um dos professores do curso.

Ele conta que as aulas eram ministradas na Escola Municipal, Santa Izabel localizada na zona rural, a 5 km da cidade e as aulas práticas no assentamento, distante 35 km da zona urbana. “Para aplicarmos os conhecimentos discutidos em sala de aula desenvolvemos uma plantação de milho, produção de adubo orgânico, tijolos orgânicos, criação de animais, produção de sabão agroecológico”, entre outros.

Avaliação

A formanda Alaides Morais de Souza, destaca que o programa contribuiu para o crescimento educacional e aperfeiçoamento do trabalho realizado por eles na lida com a terra. “As aulas foram importantes para nosso crescimento pessoal e da comunidade. Com os conhecimentos teóricos obtidos e sua aplicação na prática, pudemos aprimorar nosso trabalho do cotidiano. Além disso, tivemos a oportunidade de trocar experiências com colegas e professores”, afirmou.

A estudante diz ainda que juntamente com os demais formandos pretende dar continuidade aos estudos e concluir o ensino básico. “Nossa expectativa é que tenhamos ensino médio nos moldes do programa ProJovem”, disse. A diretora Rosangela informa que os alunos deverão cursar a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltada para o ensino médio.

Rosangela Lazaretti informa que o município deseja formar outras duas turmas do ProJovem Campo. “Com as novas inscrições para o programa disponibilizadas este mês pela Seduc, estamos trabalhando para criamos pelo menos mais duas turmas. Nosso município é composto por pequenos agricultores que não tiveram a oportunidade de estudar, mas agora poderão concluir os estudos”, destacou.

Estado

Ao todo 23 municípios de Mato Grosso foram beneficiados com a primeira etapa (2009 a 2011) do programa ProJovem Campo/Saberes da Terra. Cerca de 900 jovens da zona rural, com idades entre 18 a 29 anos estão tendo a oportunidade de concluir o ensino fundamental com recebimento de ajuda de custo bimestral no valor de R$ 100.

O Estado foi um dos primeiros no país a desenvolver, desde 2009, essa modalidade de ensino baseada na pedagogia da alternância. Para implantação da primeira etapa do programa, governo federal e Seduc investiram R$ 5 milhões. Os recursos foram utilizados na contratação dos professores.

Em parceria com o IFMT os professores do programa também participaram de formações específicas e adquiriram o título de especialização em Educação do Campo.


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário