terça-feira, 28 de junho de 2011

MT- Riva dá nota 4 para Rosa Neide e diz que pasta deve ser referência

Laura Nabuco

Depois de fazer uma série de críticas às ações da secretária estadual de Educação, Rosa Neide Sandes (PT), e pedir uma auditoria externa nas contas da pasta, o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), deu nota 4 para o desempenho da petista, que está no cargo há pouco mais de um ano. Para ele, a pasta precisa de alguém que se torne uma referência dentro do Governo. "Precisamos de uma pessoa acima da média. Ela não tem condição de ser esse diferencial", avalia o progressista.

Apesar dos rumores de que estaria pleiteando reivindicar a cadeira de Rosa Neide para um nome do PSD, partido que está organizando no Estado, Riva afirma que não pretende discutir uma troca no comando da secretaria. Questionado sobre quem teria o perfil indicado para ocupar o cargo, ele desconversa ao afirmar que seria alguém como o deputado federal pelo PMDB de São Paulo, Gabriel Chalita, que já atuou na secretaria de Educação daquele Estado e presidiu o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

Riva garante ainda que as críticas à secretária não têm nenhuma ligação com a greve dos professores, que apesar de ter sido declarada ilegal pela Justiça, ainda não teve um ponto final. "Não podemos culpá-la por isso", pondera. Segundo ele, o problema em Rosa Neide está na falta de capacidade para desenvolver um programa pedagógico para o Estado. "A educação no Estado vai mal, não temos um planejamento adequado", reclama.

A defesa da petista ficou por conta do líder do governo na AL, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que afirmou que a opinião de Riva não é consenso na Casa. "Se ele deu nota 4, eu dou nota 8", enfatiza. Para peemedebista, as dificuldades de Rosa Neide têm como justificativa a complexidade da pasta, que ao lado da secretaria de Saúde, é considerada uma das mais difíceis de administrar no staff.

O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, por sua vez, preferiu não se envolver na polêmica. "É uma avaliação que ele (Riva), como deputado, tem todo direito de fazer. Eu não ouvi a declaração, por isso, prefiro não polemizar", pondera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário