segunda-feira, 11 de abril de 2011

2ª edição de revista escolar/MT

Ceja Cesário Neto prepara 2ª edição de revista escolar
Os estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cesário Neto, instalado no bairro Bandeirantes, em Cuiabá preparam a confecção da segunda edição da revista que estará repleta de contos da cuiabania, pesquisas históricas, e de imagens da capital do Estado. Língua Portuguesa, História e Geografia são disciplinas contempladas nas atividades desenvolvidas por meio do projeto.
A proposta, explica a diretora da unidade, Wilma Regina, é que o material coletado seja distribuído entre 35 e 40 páginas. Para produção e coleta de dados os estudantes fazem visitas a algumas localidades, como o Centro Histórico com suas dezenas de casarões. O Palácio da Instrução, também instado no coração da cidade, também será alvo de pesquisa e captação de imagens já nos próximos dias. Os becos e vielas da cidade também foram alvo de visitação. "Conhecendo aprendem a respeitar e valorizar o que é regional, o que é nosso", comenta a diretora.
A ideia, conforme a diretora, é a de pesquisa, montagem e elaboração de três revistas. Uma para cada um dos eixos temáticos escolhidos para nortearem as ações pedagógicas, a terra, cultura e diversidades. Às terças e quintas-feiras são reservadas para pesquisa, produção e oficinas visando a confecção da revista.
O Ceja atende a cerca de 3,2 mil estudantes dos mais distintos bairros, como Pedra 90, Sucuri, Passagem da Conceição, dentre outros.

Para o mês de abril, explica a diretora, também está programada a 4ª edição do Rasqueja do Cesário Neto. “É uma atividade com contextualização histórica em que os alunos fazem pesquisa de campo e montam, literalmente, toda a estrutura do evento”.

Ela explica que em 2011, a parceria entre alunos e gestão escolar possibilitará a construção em tamanho real de um coreto no estacionamento da unidade. O coreto será usado para apresentação de um sarau a ser executado pelos alunos. Wilma explica que a escola vai custear a compra do material necessário e aos alunos ficará a responsabilidade de execução do projeto.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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