segunda-feira, 11 de abril de 2011

Unemat t receberá 100 bolsas

Unemat tem Edital aprovado pela CAPES e receberá 100 bolsas

Redação 24 Horas News

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), através da Pró Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) foi uma das instituições a ser contemplada com 100 bolsas, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES) e receberá, aproximadamente, 150 mil de reais para implementação do programa.

O projeto prevê a concessão de bolsas de iniciação a docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo desenvolvimento do programa.

A intenção do programa é a união das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação com as Universidades Públicas, visando à melhoria do ensino nas escolas públicas, conseguindo assim aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Entre as propostas do PIBID está o incentivo à carreira docente nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
A Unemat irá trabalhar com as escolas, tendo como meta aumentar a qualidade de ensino na região, fomentando o interesse pela carreira docente. Todos os participantes do projeto recebem a bolsa auxílio em várias modalidades; coordenadores de áreas, supervisores locais (professores de escolas) e alunos bolsistas.

A Pró Reitora de Ensino de Graduação, Professora Dra. Ana Di Renzo parabeniza todos os profissionais que se dedicaram ao cumprimento deste Edital, tanto os professores dos cursos, quanto a equipe da PROEG. Ana Di Renzo lembra ainda que sejam iniciativas desta natureza que aumentam motivação na busca pela qualidade dos cursos que se dedicam à formação de professores. Para ela, sem uma boa formação docente, é impossível pensar em um bom preparo dos demais profissionais, pois através da parceria escola/ universidade há a aproximação da relação dialética entre teoria e prática.

Cursos contemplados com bolsas:

Matemática (Sinop), Letras (Sinop), Pedagogia (Sinop), Letras (Tangará da Serra), Letras (Pontes e Lacerda), Letras (Alto Araguaia), Ciências Biológicas (Nova Xavantina), Geografia (Cáceres), Letras (Cáceres), Pedagogia-Educação no Campo (Vila Rica).

Na próxima semana a PROEG entrará em contato com os departamentos dos cursos selecionados para orientações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário