domingo, 10 de abril de 2011

Entrevista - Educando para a vida

Reflexões e propostas para as datas mais importantes do ano

Mauri Luiz Heerdt e Pe. Paulo de Coppi

O livro presenta subsídios que oferecem reflexões e propostas riquíssimas para bem celebrar as principais datas do ano, pelos grupos, comunidades, escolas...

Confira abaixo a apresentação de uma das datas mais importante do ano:
Último domingo de Setembro: Dia da Bíblia / Entrevista com a Bíblia
Cenário: Colocar uma bíblia numa estante bem visível
Personagens: Voz (Bíblia) e Repórter

Se possível, apresentem-se durante a entrevista alguns momentos importantes da caminhada do povo de Deus na Bíblia. Isso ajudaria a dinamizar esta apresentação.

Caso esta apresentação for feita à noite, seria bom apagar as luzes e colocar uma lâmpada bem perto da Bíblia e que pisque no momento em que a "Bíblia" ressponde.

Música:
Repórter: Oi, dona Bíblia! Já ouvi falar muito da senhora, mas nunca tive a oportunidade de falar-lhe pessoalmente.

Bíblia: Pois não, é um prazer poder comunicar-me com as pessoas. Isso faz com que aqueles que entram em contato comigo conheçam um pouco da história do povo de Deus. Mas a que devo essa honra?

Repórter: Bem, como a senhora é o livro mais lido de todos os tempos, resolvi fazer uma entrevista. Afinal de contas, os meios de comunicação devem apresentar aquilo que o povo precisa ouvir e ver.

Bíblia: Sim, de fato. Entristeço-me quando os grandes meios de comunicação ficam mostrando somente violências, traições, brigas, escândalos... quando eu, que tenho a história mais bonita para apresentar, fico esquecida numa prateleira ou noutro lugar qualquer.

Repórter: Mas como pode se queixar, se a senhora continua sendo o livro mais lido, traduzido e vendido em todo o mundo?

Bíblia: Sim, isso é verdade! Mas o que adianta? O que eu mais gostaria é que a minha mensagem fosse a mais praticada no mundo. É para isso que eu fui escrita.

Repórter: Parece que você fala disso com uma certa mágoa ... Por quê?
Bíblia: Sim, você está perfeitamente correto! Se existem tantas injustiças, guerras, corrrupção, individualismo, ganância ... é sinal que a minha mensagem, ou melhor, a mensaagem de Jesus Cristo ainda não está sendo tomada a sério. Pra mim isso é uma tremenda frustração!

Repórter: Espere aí! Afinal, a mensagem é sua ou de Jesus Cristo?
Bíblia: Calma, meu filho, é a mesma coisa. Eu sou o livro sagrado que narra a história do povo de Israel, do qual nasceu o nosso grande salvador Jesus Cristo. Ele é o protagonista da história toda que eu procuro contar nos mínimos detalhes! Leia-a e você verá o quanto é interessante e útil para a sua vida.

Repórter: E qual é essa mensagem?

Bíblia: Estou gostando do seu interesse. A mensagem de Jesus Cristo pode ser resumida nestas palavras: o Reino de Deus.

Repórter: Mas de que reino se trata? Pode explicar melhor?

Bíblia: É fácil de explicar, mas difícil de realizar. Trata-se de trabalhar para que neste mundo haja fraternidade, amor, paz, justiça, fidelidade, doação ... Veja só o que Jesus chegou a afirmar: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor. " (Lc 4, 18-19)

(Esta frase pode ser dita por alguém vestido de Jesus. No palco, passam diante dele pessoas que sofrem pelas mais diversas escravidões.)
Repórter: Nossa! Isso é muito profundo e extraordinário! Que conteúdos mais você contém? Bíblia: Bem, na verdade em mim encontra-se aquilo que muitas pessoas, inspiradas por Deus, escreveram ao longo dos séculos. Falo da criação do mundo, do homem e da mulher. Conto também a triste história de sua desobediência e afastamento de Deus.

Repórter: E daí, o que aconteceu?

Bíblia: Aconteceu que Deus nunca se conformou com essa triste situação e fez uma aliança com as suas criaturas através do servo Abraão, a quem prometeu terra e uma numerosa descendência. Estava nascendo um povo novo, o povo escolhido ... Agora só faltava a resposta positiva: a fidelidade.

Repórter: Então estava tudo certinho. Com a proteção de Deus o povo não precisava mais se preocuupar com nada?

Bíblia: Nada disso! Esse povo acabou sendo escravizado pelo Faraó no Egito. Mas Deus, que nunca se esqueceu dele, enviou-lhe Moisés, que conduziu o povo na travessia do Mar Vermelho e do deserto. No monte Sinai, Deus selou com ele uma aliança definiitiva, pedindo-lhe que observasse os mandamentos.

Repórter: E o povo? Foi fiel a esses mandamentos?

Bíblia: Nem sempre! Houve momentos em que o povo se desviou e comprometeu a aliança. Mas Deus sempre estava do lado deles. Depois de Moisés, enviou Josué, os juizes (Samuel, Sansão... ), os reis (Salomão, Davi, Saul...), os profetas (Ezequiel, Isaias, Jeremias... ) até que, um dia, num supremo gesto de amor, Deus mandou seu próprio filho, Jesus Cristo.

Repórter: O quê? Deus enviou seu próprio Filho? Mas, por quê?

Bíblia: Sim, Ele quis enviar-nos aquele que ele mais amava, Jesus, para que permanecesse sempre conosco. Esta foi a nova e definitiva aliança de Deus com os homens.

Repórter: Mas, diga-me em poucas palavras: foi fácil para Jesus estabelecer essa nova aliança?

Bíblia: Dificílimo! Leia-me atentamente e você conhecerá melhor sua história. Só lhe digo isso: depois de tudo o que Ele fez, chegaram a crucificá-lo como um malfeitor. É isso mesmo o que aconteceu com Ele. Mas, quando os inimigos pensavam tê-lo vencido, Ele ressuscitou. Coisa inédita! Mostrou assim quem Ele era: Filho de Deus. Deus! Ele mesmo.

Repórter: Opa, agora entendo melhor o que você falou no início sobre Jesus e o tal Reino de Deus ...

Bíblia: Exatamente! Você captou direitinho. E digo-lhe mais: entre as tantas coisas, Ele chegou a afirmar: "Quem quiser me seguir, tome sua cruz e me siga". Amor exigente! não é?

Repórter: Agora, me tire da cabeça mais este problema: o que Ele fez depois de sua ressurreição?

Bíblia: Bom, Jesus, antes da Ascensão, pensou em tudo isso e, conhecendo a fraqueza de seus apóstolos e discípulos, prometeu que lhes enviaria o Espírito Santo, que os sustentaria no trabalho de evangelização.

Repórter: Mas isso aconteceu?

Bíblia: Aconteceu, sim. Está tudo registrado nos Atos dos Apóstolos. Foi o dia de Pentecostes, dia em que nasceu a Igreja. A partir daí, os cristãos começaram a se organiizar em comunidades e foram conquistando adeptos. Através deles, e agora de toda esta comunidade, a mensagem de Jesus Cristo vai espalhando-se pelos tempos e por toda a terra. E a Bíblia fica sendo sempre a fonte donde vocês podem tirar a força e a mensaagem capaz de revolucionar o mundo.

Repórter: Para finalizar, pediria que você deixasse uma mensagem a todas as pessoas que atentamente a escutaram.

Bíblia: Procurem unir-se em comunidades, grupos, famílias ... e leiam, meditem e vivam intensamente a minha mensagem. É a melhor maneira para saborearem, desde já, aquele Reino definitivo prometido pelo Mestre dos mestres, Jesus Cristo.

Repórter: Obrigado pela entrevista.

(Falando para o povo):Gente, a partir de hoje vou tirar a poeira da minha Bíblia e colocá-Ia num lugar de destaque na minha casa. Depois dessa conversa, não dá mais para esquecer essa riqueza que a Bíblia carrega. Faça você o mesmo, assim seremos, de verdade, o novo povo de Deus que busca a libertação, a realização do projeto de Deus. Obrigado pela atenção.
Música: Toda Bíblia é comunicação ...

PARA REFLETIR:

1. Deua age através dos pequenos e dos pobres. Como percebemos a ação de Deus na História humana de nosso tempo?
2. O que Ele faz? Como? Com Quem? Onde? Com que objetivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário