domingo, 10 de abril de 2011

Presente de Aniversário -Cuiabá

Governo do Estado fortalece a educação em Cuiabá

A Educação de Mato Grosso comemora os 292 anos de Cuiabá fortalecida com os investimentos que tem contribuído para o crescimento do Estado no cenário nacional. O maior polo educacional mato-grossense, com 75 escolas estaduais, aproximadamente 69 mil estudantes e um total de 5.747 servidores festeja os avanços conquistados nas unidades de ensino da capital.

Os investimentos na rede física, prioridade do governo, garantem a qualidade nos espaços físicos das unidades, com maior conforto e segurança para a comunidade escolar. Nos últimos quatro anos o Estado investiu mais de R$ 20 milhões em reformas de 50 unidades de ensino e construção de três novos prédios. Na parte pedagógica, a Educação desenvolve o Ensino Médio Inovador; o programa Mais Educação; investe na Educação Especial com o Centro de Apoio a Educação Especial (Casies), uma unidade específica para atendimento ao estudante com necessidades especiais.

O Governo do Estado, por meio da Seduc, atua ainda com olhar especial para a Educação de Jovens e Adultos implantando na capital quatro unidades dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas). Unidades com dinâmicas específicas para atender ao cidadão que deixou de estudar no período regular e retorna para o banco escolar, com objetivo de resgatar o tempo perdido.

A secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida destaca que a rede estadual de Educação da capital possui fundamental importância para os parâmetros educacionais do Estado. "Cuiabá acaba sendo o termômetro das políticas educacionais que implantamos em Mato Grosso”, disse.

“A educação em Cuiabá revela aspectos históricos da construção da cidadania em nosso Estado, portanto, olhar a rede da capital é sustentáculo para o 'fazer educacional' da Seduc”, avalia a secretária. Ela ainda comenta que à medida que todos os aprovados no último concurso público tomarem posse, a Educação da capital ganhará mais profissionais qualificados.

AVANÇOS

Cuiabá possui o maior número de Cejas do Estado. As escolas Cesário Neto, no centro; Almira Amorim no bairro CPAII; Vera Pereira, no Grande Terceiro; e José de Mesquita, no Porto, ofertam essa modalidade de ensino desde 2008.

Ao todo 7.188 alunos estudam nesses Cejas. O responsável da Secretaria pela área, Sávio Costa explica que os Centros foram pensados e adequados para as pessoas que não puderam concluir os estudos. "As áreas de conhecimento são as mesmas do ensino básico, mas com carga horária reduzida”, explica.

A capital ainda é pioneira no Estado no desenvolvimento do ensino médio inovador. Quatro escolas aplicam o programa do Ministério da Educação (MEC) desde 2009. São elas: Liceu Cuiabano, Dione Augusta, Pascoal Moreira Cabral e Ferreira Mendes.

O ensino médio inovador tem por objetivo estimular as escolas a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos por meio de atividades e aulas interdisciplinares, que melhorem a qualidade da educação nessa fase de ensino, as tornado mais atraente para os alunos.

O coordenador de Ensino Médio da Superintendência de Educação Básica da Seduc, professor Marcos Amado, conta que o grande mérito do projeto é promover a formação integral dos alunos tornando-os cidadãos com senso crítico. "Nessa modalidade os professores buscam aliar as aulas teóricas com a aplicabilidade na prática do dia a dia dos alunos. A carga horária anual é maior que a do ensino médio tradicional”, disse.

INCLUSÃO

Iniciado com foco nas pessoas com deficiência auditiva e visual, o Centro de Apoio a Educação Especial (Casies) atua no Estado, mas tem a estrutura física instalada na capital. O centro engloba atualmente cinco frentes de trabalho pedagógico com objetivo de fazer a inclusão das pessoas com deficiências diversas. Formado por cinco núcleos ou coordenação, o Casies tem como principal meta trabalhar as pontecialidades da pessoa com deficiência de modo a fortalecer o potencial individual e inserí-la socialmente no ambiente escolar e comunitário. O Casies atura com uma equipe de 105 profissionais de diferentes áreas para o antendimento individualizado de crianças, adolescentes e familiares.

Outra inovação educacional que ganha força em Cuiabá é o programa Mais Educação. Das 75 escolas da capital, 52 já desenvolvem o programa do governo federal, que oferta aulas no contraturno escolar. “A carga horária do programa é de 7 horas diárias, sendo quatro no período regular e três para atividades de formação complementares”, disse a gerente de Gestão de Projetos da Seduc, Gláucia Ribeiro.

Ao todo 9 mil alunos de Cuiabá participam do Mais Educação. As atividades complementares desenvolvidas são organizadas nos seguintes macrocampos: acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer da cidade; direitos humanos e cidadania; cultura e arte; inclusão digital; e saúde, alimentação e prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário