segunda-feira, 11 de abril de 2011

Notícia Educação - do Governo de MT

Campanha da Voz será lançada nesta sexta-feira

O Governo do Estado lançará na próxima sexta-feira (15.04) a nona campanha em comemoração ao dia mundial da Voz, que será celebrado no dia 16. O lançamento ocorrerá às 15h30 no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá, e contará com a participação de educadores e integrantes das pastas da Saúde (SES), e Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

Segundo informações da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), a fala é instrumento de trabalho de 70% dos brasileiros. O país ocupa o 2º lugar no ranking mundial de incidência de câncer de laringe.

Para alertar a população sobre os perigos do mau uso da voz e a necessidade de prevenção, o Governo lançará um folder com dicas sobre os cuidados com a fala. O material contém uma série de itens do que faz bem e do que pode prejudicar o aparelho vocal.

A fonoaudióloga e especialista em voz da gerência de Qualidade de Vida da Seduc, Célia Regina Tabachi, também informa que as Escolas Estaduais receberão cartazes de divulgação da campanha. “Além disso, vamos prosseguir na realização de palestras e reuniões com os professores, para mostrarmos a importância de se cuidar da voz. Nessas ocasiões damos dicas dos cuidados que esses profissionais devem ter”, disse.

A atividade da próxima sexta-feira (15.04) ainda contará com apresentação de corais musicais das Escolas Estaduais, Tiradentes e Benedito de Carvalho localizadas na capital. “O trio de cantores Pescuma, Henrique e Claudinho continuam como padrinhos da campanha da voz”, contou.

TRABALHO

A Seduc desenvolve desde 2005 um trabalho de acompanhamento e esclarecimento sobre o uso da voz, com os educadores. “Geralmente os profissionais que mais procuram os fonoaudiólogos devido a problemas com a voz são os professores. Por isso há seis anos realizamos essas atividades de orientação e prevenção em todas as Escolas do Estado”, informou Célia Regina.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário