segunda-feira, 11 de abril de 2011

Rio de Janeiro terá ''bairro educador''

Rio de Janeiro terá ''bairro educador'' e mãe comunitária

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, implementará a experiência do bairro educador. O lançamento da iniciativa deve ocorrer no início de agosto na comunidade da Cidade de Deus e depois se disseminar pela cidade.

A ideia é que as escolas consigam estabelecer relações com seu entorno. Para fazer essa articulação, o governo está formando professores para serem educadores comunitários. Eles também serão responsáveis por identificar e aproveitar os potenciais educativos do bairro e da cidade.

A prefeitura criou ainda a figura das “mães comunitárias”, que ajudarão a construir a ponte entre a escola e as famílias. Cada escola contará com três mães. Elas receberão uma ajuda de custo mensal. Mães e educadores devem trabalhar para a criação de uma rede de apoio entre a escola e seu entorno, fazendo alianças com lideranças e espaços locais.

Essa iniciativa faz parte do projeto Escolas do Amanhã, que tem como objetivo oferecer educação e atendimento integral aos alunos de 150 escolas, situadas em regiões conflagradas. O objetivo é melhorar o desenvolvimento dos estudantes e combater a violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário