terça-feira, 12 de abril de 2011

Xadrez no aprendizado do aluno

Xadrez auxilia no aprendizado de estudantes em Barreiras

G1

Um curso prático que dura três meses está ensinando professores de Barreiras, na região oeste da Bahia, a jogar xadrez. As aulas são realizadas nos fins de semana e têm o objetivo de fazer com que os educadores ensinem as estratégias para os alunos.

O jogo pode estimular a concentração dos estudantes e otimizar o desempenho deles em sala de aula. O curso é voltado para professores da rede municipal de ensino, mas também conta com alunos da Uneb e outros amantes do xadrez.

“Os efeitos são muitos, como concentração e atenção. O aluno passa a ouvir mais, a prestar atenção com mais facilidade ao que diz o professor”, explica o professor Carlos Barros.

Quem conhece bem os benefícios do xadrez são Thiago e Heloísa. Os dois jovens estudantes treinam há três anos o jogo de estímulo à mente.“Tinha dificuldade e melhorei meu raciocínio e meu desempenho”, conta o pequeno Thiago Ferraro, de 14 anos.

“O xadrez me ajudou na matemática”, comemora Maria Heloísa, de 10 anos.

O professor Alexandre Souza é professor de alunos de 11 a 15 anos. Ele teve um contato inicial com xadrez através do curso e diz que procura se aperfeiçoar para possibilitar aos alunos novas maneiras de conhecimento.

“É importante multiplicar o conhecimento porque o xadrez ajuda eles na concentração e no raciocínio lógico”, diz Alexandre Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário