Xadrez auxilia no aprendizado de estudantes em Barreiras
G1
Um curso prático que dura três meses está ensinando professores de Barreiras, na região oeste da Bahia, a jogar xadrez. As aulas são realizadas nos fins de semana e têm o objetivo de fazer com que os educadores ensinem as estratégias para os alunos.
O jogo pode estimular a concentração dos estudantes e otimizar o desempenho deles em sala de aula. O curso é voltado para professores da rede municipal de ensino, mas também conta com alunos da Uneb e outros amantes do xadrez.
“Os efeitos são muitos, como concentração e atenção. O aluno passa a ouvir mais, a prestar atenção com mais facilidade ao que diz o professor”, explica o professor Carlos Barros.
Quem conhece bem os benefícios do xadrez são Thiago e Heloísa. Os dois jovens estudantes treinam há três anos o jogo de estímulo à mente.“Tinha dificuldade e melhorei meu raciocínio e meu desempenho”, conta o pequeno Thiago Ferraro, de 14 anos.
“O xadrez me ajudou na matemática”, comemora Maria Heloísa, de 10 anos.
O professor Alexandre Souza é professor de alunos de 11 a 15 anos. Ele teve um contato inicial com xadrez através do curso e diz que procura se aperfeiçoar para possibilitar aos alunos novas maneiras de conhecimento.
“É importante multiplicar o conhecimento porque o xadrez ajuda eles na concentração e no raciocínio lógico”, diz Alexandre Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário