segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sistema de Gestão Integrado /MT

Escolas estaduais trabalham com Sistema de Gestão Integrado

Iniciado a implantação do Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (SIGA), em todas as escolas do Estado que ofertam 1º Ciclo do Ensino Fundamental. O projeto lançado em 2010 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no município de Barra do Garças, e algumas unidades de municípios pólos, passa a ser desenvolvido em todo o Estado a partir deste ano.

O SIGA é uma proposta de acompanhamento oriunda da coordenadoria de Ensino Fundamental da Seduc e tem como objetivo gerenciar, observar e intervir nos dados relativos à aprendizagem das crianças, que estão na fase de alfabetização.

Segundo a técnica da Secretaria responsável pelo programa, Maria Aparecida Toló, cerca de 1.638 crianças de 417 Escolas do Estado serão assistidas pelo sistema. “O SIGA já está em prática em algumas unidades escolares e em outras ainda está em implantação”, disse.

“Com o acompanhamento dos estudantes teremos um diagnóstico do processo de aprendizagem. Isso vai contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de ensino, porque os profissionais da educação atuarão para superar as dificuldades apontadas. A meta é que nenhum aluno fique para trás, que todos tenham oportunidades de aprendizagens, considerados as suas diferenças”, explicou Maria Toló.

Ela ainda contou que todos os dados do SIGA repassados pelas Escolas serão inseridos em um sistema de informática, onde a Seduc fará a gestão do programa. “Esse processo operacional vai ocorrer depois da implantação do projeto em todas as unidades de ensino. Com o funcionamento integral do programa, a idéia é que o SIGA seja ampliado para os outros ciclos”, disse.

Formação – Para implantar o SIGA em todas as Escolas de educação básica, a Secretaria realizou em fevereiro deste ano um curso de formação pedagógico e operacional, na capital do Estado. A atividade contou com a participação de 40 pessoas entre professores, coordenadores, assessores pedagógicos e profissionais dos 15 Centros de Formação e Atualização de Professores (CEFAPROS).

A partir desse curso esses profissionais deram início à formação dos alfabetizadores, diretores escolares e educadores responsáveis pela implantação do sistema nas unidades de ensino. Os cursos estão sendo ministrados em todos os CEFAPROS do Estado.

Os profissionais da educação da região sul estão sendo capacitados, desde o dia 4 de abril, no Centro de Formação de Rondonópolis. Conforme a responsável pela atividade, Silvia Maria Bezerra a formação está baseada em duas áreas de conhecimento. São elas: Linguagem/Língua Portuguesa e Ciências da Natureza/Matemática.

“Os municípios de Guiratinga, Juscimeira, Itiquira já foram contemplados. Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Pedra Preta, São José do Povo, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari serão atendidos em breve. Nossa meta é implantar o SIGA em 100% das Escolas que compõem o Pólo de Rondonópolis”, disse Silvia Bezerra.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário