terça-feira, 12 de abril de 2011

Pesquisa sobre uso da internet ouviu mais de 2.500 crianças

Um quarto das crianças de 9 anos já possui celular
Pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil ouviu mais de 2.500 crianças
Nathalia Goulart(Thinkstock)
Um quarto das crianças brasileiras de 9 anos já possui celular. Essa é uma das revelações da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil, divulgada nesta quinta-feira pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em parceria com o instituto Ipsos Public Affairs.
O levantamento detalhou o uso que as crianças entre 5 e 9 anos fazem das novas tecnologias. Foram realizadas 2.502 entrevistas com crianças de todo o país entre os dias 21 de setembro e 27 de outubro de 2009.

De acordo com o levantamento, 65% das crianças naquela faixa etária já usaram um telefone celular, enquanto 14% possuem um aparelho próprio. O celular é mais difundido entre as mais velhas: aos 9 anos, 24% da população já possui o aparelho. Aos 5, apenas 4%.

O celular é usado principalmente para a diversão - e não para a comunicação. Oitenta e oito por cento dos entrevistados que utilizam o aparelho aproveitam seu potencial para brincar com jogos, ante 64%, que declararam usá-lo para realizar ligações.

As crianças também utilizam o celular para ouvir música, atividade realizada por 60% dos entrevistados que têm contato com o telefone móvel. "Vale lembrar que, entre a população em geral, esse número é significativamente mais baixo: 25%", destacaram os responsáveis pela pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário