terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MGoverno começa demissão de 1,8 mil terceirizados e comissionadosT-

Executivo estadual já mandou embora 184 dos 800 contratados de empresas, mas todos serão demitidos, juntos com cerca de mil que são nomeados pelo governador a pedido de políticos


HÉRICA TEIXEIRA

Mayke Toscano/Hipernoticias


O secretário de Administração, César Zílio, negou que o Governo esteja em crise


O Governo de Mato Grosso vai demitir todos os 800 funcionários terceirizados e cerca de mil comissionados. Na primeira etapa, que começou na semana passada, sairam 184 contratados de empresas que prestam serviços. Até final de março, o Executivo manda embora os outros 616.

No total, o Estado empregava 800 trabalhadores terceirizados de cinco empresas. Os atuais funcionários desempenham funções em todas as secretarias do Governo e em diversas áreas. O governo tem, por enquanto, 2 mil nomeados, a maioria indicada por políticos da base aliada.

Segundo informações da Secretaria de Administração (SAD), possivelmente o número de comissionados demitidos não chegue a mil. As análises ainda estão sendo feitas.

Segundo o secretário de Administração, César Zilio, a determinação em demitir terceirizados e comissionados partiu do governador Silval Barbosa e o motivo é para equilibrar gastos com a máquina pública.

O secretário argumentou motivos para os cortes. “As demissões são plano de equilíbrio das finanças públicas. Todos os servidores contratados para cargos temporários e serviços terceirizados serão demitidos. No caso dos comissionados, o número talvez não chegue aos mil”, informou.

Zílio reiterou ainda que cortes são necessários porque as despesas do governo de Mato Grosso têm que ser bem aplicadas e negou que Silval Barbosa esteja em momento de dificuldades em seu governo.

“Não há crise, o governo está tomando medidas de contenção de gastos. Todas as atitudes estão dentro da seguridade jurídica, financeira e orçamentária”, defendeu Zílio.

OUTRO LADO

O diretor da Simetrya Tecnologia da Informação, Sandro Brandão, disse que ainda não foi informado oficialmente sobre desligamentos de funcionários que trabalham nas secretarias do Estado.

Brandão disse que a empresa disponibiliza 35 analistas que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI). Todos os funcionários atuam na Secretaria de Fazenda (Sefaz) e data de contratos vencem em abril.

“Ainda não fomos informados de nada. Os funcionários desempenham funções importantes na secretaria, operacionalmente é complicado desligar todo mundo (terceirizados), como vão arcar com isso? Os serviços são especializados e requerem conhecimento”, declarou o diretor da Simetrya, uma das cinco terceirizadas que atendem ao Estado.

A outra terceirizada, Ábaco Tecnologia de Informação LTDA, cujo o proprietário é o vice-presidente da Fiemt (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), Jandir Milan, foi procurada pela reportagem insistentemente, mas até o fechamento da matéria (final da tarde se sexta-feira (20) não retornou às ligações.

As demais empresas que prestam serviços para o Governo não tiveram seus nomes ou razões sociais informados pelo Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário