terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MT- Casies divulga programação 2012 do Centro de Atendimento à pessoa Surda

O Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial de Mato Grosso (Casies) o qual integra o Centro de Formação dos Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa Surda (CAS), inicia no próximo dia 27 de janeiro a programação para 2012.

Durante quatro dias (27 a 30 de janeiro), das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas, realiza a rematrícula para os participantes dos cursos de Libra 2 e 3. No mesmo período abrirá matrículas para as novas turmas de alunos para o curso de Libras 1, encaminhados pelas escolas e famílias que tenham deficientes auditivos.

Para os novos estudantes (L1), a coordenação do Casies orienta a importância de trazer no ato da matrícula a apresentação do ofício encaminhado pelas escolas para preenchimento das vagas. No dia 31 de janeiro, a instituição disponibilizará as vagas remanescentes para os demais interessados. O curso começa em 13 de fevereiro.

Interpretação

Para os interessados em cursar interpretação, o Casies disponibiliza 40 vagas. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 5 a 9 de março (início das aulas dia 19 do mesmo mês). Para essas vagas os candidatos terão que passar por entrevista onde será verificada a fluência na Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, o domínio do alfabeto em Libras, e ainda, o domínio em Libras 1,2 e 3. Serão disponibilizadas turmas as terças e quintas-feiras, no período das 9h30 às 11h30 e das 15h às 17h. E ainda, uma turma aos sábados das 7h30 às 11h30.

Atesto

Para esse semestre estão previstas três datas para a realização da Prova de Atesto na Linguagem de Sinais. A primeira data será nos dias 23 e 24 de fevereiro (primeira e segunda etapa) Os interessados devem se inscrever entre os dias 1 a 16 de fevereiro. A segunda data dias 26 e 27 de julho, com inscrições abertas entre 2 a 13 de julho. E finalmente, a terceira e última prova do ano, dias 22 e 23 de novembro (inscrições entre 29 de outubro a 9 de novembro).

Para participar das provas os candidatos devem ter mais de 18 anos e fluência em Libras e Língua Portuguesa.

Cursos de Libras

Dentro da Programação do Casies 2012 constam ainda cursos de Libras para crianças surdas, Libras para Juvenis, Libras para o interior (intensivo anual) e, Libras intensivo para surdos.

Confira as datas abaixo:

Libras para Crianças Surdas - 2ª e 4ª feiras, das 13h30 às 15h30 (Inscrições durante todo o ano letivo). Os candidatos passam por processo avaliativo.


Libras para juvenis - 3ª e 5ª feiras, das 15h30 às 17h (Inscrições em Fevereiro, com início na primeira quinzena de março)


Libras para o Interior (Intensivo – Anual), inscrições de 5 a 9 de março. Início das aulas de 19 à 22 de março – período integral. Voltado para os profissionais da Educação (ouvinte)


Libras Intensivo para surdos – inscrições de 5 a 9 de março. Aulas de 19 à 22 de março, em período integral. Necessário estar matriculado no ensino regular e ter idade superior a 15 anos.



ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário