sábado, 28 de janeiro de 2012

Programa escolar EduComunicação cresce 56% em MT


Da Assessoria/Seduc-MT


Mato Grosso ampliou a oferta do Programa EduComunicação em 56% para o ano de 2012. Mais 53 unidades escolares empregarão o rádio e jornais como aliados no processo de ensino-aprendizagem. No total, 146 escolas trabalharão com criação, produção, montagem e edição de programas para rádios, assim como confecção de informativos impressos. No ano passado, 93 escolas estaduais atuaram com o Educomunicação.

Por meio do Programa os estudantes ampliam o desenvolvimento da articulação oral, de redação, além de acentuar a capacidade de trabalho coletivo, conforme explica Marli Goveia, técnica da coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

“Os benefícios são inúmeros. Todos os estudantes podem participar, independente da faixa etária”, relata Marli. A inclusão de portadores de necessidades especiais também está garantida. “Temos uma estudante cega que auxilia na programação da rádio, na Escola Estadual Zélia Costa de Almeida”, diz. Lá, a estudante atua na criação, passando pela montagem, edição, manutenção e apresentação de programas da rádio ‘ZCA’.

Apoio Pedagógico

No total, 59 escolas encaminharam, em 2011, propostas pedagógicas para implantação do Projeto EduComunicação em 2012. Seguindo os critérios estabelecidos, todas as solicitações foram avaliadas e apenas seis terão que readequar-se à proposta para que sejam novamente avaliadas.

Garantir a estrutura adequada para o funcionamento da rádio é uma das exigências do Programa. É preciso que a escola tenha mesa de som, microfones, e outros itens necessários para o funcionamento da rádio. A contrapartida da Secretaria de Estado de Educação será a autorização de contratação de um profissional da área de Linguagens para coordenar as atividades. O acompanhamento pedagógico é feito bimestralmente, com envio de e-mail, fotos, assim como as cópias dos programas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário