terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MTAo contrário da Saúde, Educação tem repasses em dia, frisa Ságuas-


Gabriela Galvão


Ao contrário da secretaria estadual de Saúde, que está com repasses financeiros atrasados em até 90 dias, o secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes (PT), afirma que a pasta está com todos os pagamentos de fornecedores e empreiteiras em dia, pois só firma convênios com dinheiro em caixa. Ságuas admite, contudo, que devido a transição do orçamento, alguns repasses pontuais tiveram um atraso de cerca de 30 dias.

O pagamento atrasado diz respeito à medição de obras de reforma em escolas, cuja ordem de pagamento chegou ao governo no dia 20 de dezembro. “Esse é o único repasse atrasado da Seduc e que será pago esta semana. Nós sempre tomamos o cuidado de empenhar e licitar apenas o que tem recurso. Esse atrasou pelo intervalo entre o fechamento e abertura do orçamento”, declarou em entrevista ao RDTV na manhã desta terça (24).

Em relação às obras nas escolas, Ságuas afirma que 90% das unidades de ensino são novas ou já foram reformadas e a reivindicação agora é climatização. Segundo ele, estão sendo licitados 330 pontos de transformação, 100 escolas já são climatizadas e outras 70 serão nos próximos dias. A intenção é aumentar o convênio com o governo federal e climatizar pelo menos 90% das 725 escolas do Estado ainda neste ano.

Quanto ao "arrocho" nos gastos do governo, determinado por Silval Barbosa (PMDB), Ságuas acredita que só dará para ter noção do impacto ao longo do ano, mas ressalta que se as secretarias que não possuem orçamento vinculado, como a Seduc e a Saúde, conseguirem economizar, as outras não serão afetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário