terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MT- Governo do Estado anuncia que até junho 859 aprovados em concurso público serão nomeados

Concurso foi realizado em 2009, mas em 2010 candidatos tiveram que repetir exame; 8.952 candidatos aprovados tomaram posse, faltam 859 do total de 10.086 vagas disponibilizadas

HÉRICA TEIXEIRA

Mayke Toscano/Hipernoticias


O secretário de Administração César Zílio confimou que aprovados serão chamados, mas não pontuou a data que nomeações vão acontecer


A Secretaria de Administração (Sad) garantiu que até junho de 2012 todos os 859 aprovados no concurso do Estado realizado em 2009 serão nomeados. A informação foi divulgada depois que o HiperNoticias publicou que o governador Silval Barbosa (PMDB) havia determinado a demissão de 100% dos terceirizados e 50% dos funcionários que atuam em cargos comissionados.

Os candidatos que vão assumir as vagas deixadas pelos funcionários terceirizados são os aprovados no último concurso público realizado em 2009, na qual foram ofertadas 10.086 vagas, mas quase dois anos após a realização das provas, 8.952 aprovados tomaram posse, faltam ainda 859.

No mesmo concurso um total de 9.811 conseguiram alcançar a nota mínima para serem nomeados. Os candidatos que fizeram pontuação inferior estão no rol dos classificados. Foram disponibilizadas 34 cargos, destes, três não tiveram nenhuma nomeação. É o caso do cargo para gestor, delegado de polícia, e analista administrativo de defesa agropecuária florestal.

O secretário de Administração do Estado, César Zílio, disse que demissões são necessárias para equilibrar as contas do Estado e que cortes foi determinação do governador de Mato Grosso. Mas de qualquer forma o Governo vai gastar para nomear os aprovados no concurso.

Zílio afirmou que os aprovados serão nomeados, mas não citou data exata de quando as nomeações vão acontecer. “As demissões são plano de equilíbrio das finanças públicas. Todos os servidores contratados para cargos temporários e serviços terceirizados serão demitidos. No caso dos comissionados, o número talvez não chegue aos mil. Os aprovados no concurso serão chamados para ocupar vagas deixadas pelos terceirizados”, argumentou.

Na semana passada 184 contratados por meio de empresas terceirizadas foram mandados embora, ainda restam 616. A meta do Governo é que até final de março todos os servidores (terceirizados) tenham deixado o quadro de funcionários do setor público. No total o Estado empregava 800 funcionários, divididos em todas as secretarias e em diferenciadas áreas de atuação.

Em relação aos cargos comissionados, o Estado tem hoje 2 mil nomeados, segundo assegurou a Secretaria de Administração(Sad). Este número pode reduzir a 50%, ou seja, metade podem deixar cargos e funções. A maioria dos comissionados são indicações de políticos da base aliada.

SINDICATO

O diretor da Central Geral de Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antônio Wagner de Oliveira, disse que demissões é apenas o princípio do que pode vir a acontecer. O diretor defendeu as demissões e disse que um funcionários concursado sai mais em conta para os cofres públicos, se comparado com um funcionário terceirizado.

“Ao que tudo indica o Governo vai nomear os candidatos aprovados no último concurso. Começar a chamar os candidatos vemos isso com bons olhos, mas isso ainda não é certo. Estamos buscando informações”, ressaltou Oliveira.

Wagner de Oliveira criticou nomeação apenas dos aprovados e disse que classificados também devem ser chamados diante das disponibilizações de vagas. O argumento do diretor da CGTB é que o gasto para a realização de um concurso público é muito alto.

“O Estado já teve que repetir o exame, já que da primeira vez teve um problema (erro na distribuição das provas). Se o Governador não aproveitar todas os candidatos disponíveis é um desperdício do dinheiro público”, declarou.

Wagner disse em junho desta ano vence o prazo do concurso, que é de dois anos. A administração pública tem a chance de prorrogar ou não por mais dois anos a validade do concurso.

A primeira prova realizada para provimento da 10.086 vagas foi realizada em novembro de 2009. Vários municípios do Estado sediaram a realização dos exames. Com os erros na distribuição das provas, a nova data de aplicação foi 31 de janeiro e 21 de fevereiro de 2010, desta vez separadamente para os níveis médio e superior.

NÚMEROS

Aprovados Nomeados: 8.952
Restam a ser nomeados: 859
Total de vagas ofertadas: 10.086
Total de candidatos aprovados: 9811 (dentro da nota mínima necessária para a aprovação. Abaixo desta nota, os candidatos ficaram classificados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário