segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Seduc/MT - Período de matrículas termina na segunda-feira (23)


Termina na próxima segunda-feira (23.01) o período de matrículas para alunos nas Escolas Estaduais de Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reforça que há vagas suficientes para atender a todos os alunos. A estimativa da Seduc é de que haja um crescimento de 5% no número de novos estudantes, em relação ao ano passado, que registrou um total de 450 mil estudantes.

As matrículas tiveram início na segunda-feira (16.01). Nesse primeiro dia houve registro de grande procura por vagas em Escolas como Liceu Cuiabano e André Avelino, em Cuiabá e Pedro Gardez e Adalgisa de Barros, em Várzea Grande. Na avaliação da Superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Catarina Cortez, as quatro unidades são muito procuradas em função do “imaginário popular de que as escolas localizadas nas regiões centrais das cidades serem melhores que as unidades dos bairros”.

Para Catarina “esse pensamento é equivocado porque há muitos casos de Escolas de bairros distantes que possuem Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) melhores que escolas tradicionais e do centro”, disse. Ela enfatiza, porém, que as pessoas que não conseguiram matrículas nessas quatro unidades serão atendidas com vagas em unidades próximas de suas residências ou em escolas centrais, das duas cidades, que ainda possuam vagas disponíveis.

Ela tranqüiliza os pais ou responsáveis pelos alunos ao informar que a Seduc dará o mesmo atendimento em todas as 727 unidades de ensino do Estado. “A Secretaria como mantenedora das Escolas Estaduais investe de maneira igual em todas elas. “O investimento nos projetos políticos pedagógicos, na formação profissional bem como o repasse de verbas para o desenvolvimento do ensino nas escolas é feita de maneira equitativa, independente da localização delas”, afirmou.

Orientação

A Seduc reforça a orientação aos pais ou responsáveis que ainda não realizaram a matrícula, que busquem as escolas mais próximas de suas casas. “A proximidade garante mais segurança, acompanhamento, controle das atividades dos filhos, além de oportunizar maior participação dos pais na elaboração da proposta pedagógica da escola. Gera a sensação de pertencimento ao ambiente escolar”, finalizou a superintendente

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT




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