domingo, 22 de janeiro de 2012

MT- Escolas municipais de Cuiabá começam ano letivo no dia 06


Redação 24 Horas News

As escolas municipais e creches de Cuiabá darão início ao ano letivo no próximo dia 6 de fevereiro. Mas, as atividades acadêmicas começam na próxima segunda-feira (23/01), com o início Semana Pedagógica de 2012, evento que antecede o início das aulas. Nesse período o objetivo é oportunizar aos profissionais da educação momentos de estudos, reflexão e busca coletiva de estratégias para a melhoria do ensino ofertado na rede municipal, buscando com isso garantir aprendizagem a todos os alunos. Esse momento é importante para unidade de ensino e já faz parte da sua cultura escolar.

Visando atender a demanda de alunos na capital, a Secretaria Municipal de Educação irá construir e ampliar algumas de suas unidades em 2012. As escolas municipais possuem, em média, entre 10 e 13 salas de aula, atendendo, aproximadamente, 25 alunos em cada turma. Porém, neste ano, novas salas de aula deverão ser construídas a fim de melhorar o atendimento em todas as regiões do município.

A rede municipal de ensino atende 47 mil alunos, número este que vai aumentar em 2012, com inauguração de novas salas de aulas e centros de educação infantil que estão em construção.

Algumas escolas de Cuiabá contam, provisoriamente, com salas de aula alugadas, principalmente as das regiões Norte e Sul. A coordenadora da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar, Conye Maria da Silva Bruno, explica que ‘22 novas salas de aula serão construídas para atender a demanda dos que estão em salas anexas‘, ressaltando que a maioria delas será construída nestes dois pólos (Norte e Sul) a fim de proporcionar aos alunos um ambiente de estudo próprio e mais ampliado, uma vez que estas regiões são áreas de grande expansão demográfica.

Além dos investimentos previstos para aumentar a quantidade de vagas, a construção de novos centros de educação infantil também faz parte do planejamento da Secretaria Municipal de Educação em 2012.

Cuiabá foi contemplada com a construção de 11 centros de educação infantil, sendo que quatro estão em construção e outros sete terão suas obras iniciadas nos próximos meses. Já no mês de fevereiro, será inaugurado a primeira unidade. Trata-se do Centro de Educação Infantil Leonel Brizola, no bairro Liberdade, que oferecerá 224 novas vagas. As outras três unidades em construção contemplarão os bairros Paiaguás, que contará com o Centro de Educação Infantil Antônio Marcos Balbino Rezzene, e deverá ficar pronto até junho deste ano, Passaredo e Pedra 90.

Todos estes centros de educação infantil ofertarão 224 vagas cada um. Na região do CPA, 100 vagas estarão disponíveis na Creche Filantrópica Tia Antonina, a qual será municipalizada.

Em outubro do ano passado, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, assinou a ordem de serviço para iniciar a construção de sete centros de educação infantil para os seguintes bairros: Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90.

Os centros são construídos por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Com investimentos superiores a R$ 8 milhões, as novas unidades oferecerão vagas da creche à pré-escola (0 à 5 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário