terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MT- Agendamento para Exame Supletivo retorna em fevereiro


A partir de 1º de fevereiro o agendamento para as provas do Supletivo Online será reaberto. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) informa que as provas poderão ser feitas de 6 de fevereiro a 14 de março de 2012, conforme previsto em edital.

Em 2011 foram realizados 93.526 agendamentos e cerca de 80 mil pessoas se beneficiaram com a oferta do exame online. O sucesso foi significativo que a gerência de Exames Supletivos da Seduc, publicará edital para a segunda edição do programa, já no primeiro quadrimestre de 2012.

Segundo o responsável pelo gerenciamento do Exame, professor Antônio Marcos Passos de Mattos, alguns ajustes serão feitos para a segunda edição. Entre eles, a redução do período entre o agendamento e a realização das provas. “‘Percebemos que muitas pessoas marcavam as provas e, depois, esqueciam de ir realizar o exame”. Outro ponto que será modificado é quanto o tempo entre a realização da prova e um novo agendamento.

Outra novidade implantada será à realização das provas por Área de Conhecimento. Hoje os candidatos se inscrevem por disciplinas ou por Áreas de Conhecimento (Ciências da Natureza, Códigos e suas Tecnologias, Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, Códigos e suas Tecnologias). No novo sistema será inserido um ícone com a indagação se o candidato já foi submetido à avaliação para eliminação de disciplinas.

“Se for a primeira vez, será vetada a realização da prova por disciplina”, relata Mattos. O candidato terá que realizar o exame por Área de Conhecimento. Por exemplo, ele pode realizar a prova na área de Linguagens e eliminar, de uma única vez, as disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira, educação física e artes. No caso de realização por área de conhecimento o candidato deve responder a 30 questões e, no caso da prova por disciplina, 20. Nos dois casos o candidato precisar pontuar positivamente 50% das questões para ser aprovado.

Inclusão/Desafios

O Exame Supletivo Online serve também como ferramenta de inclusão digital. Em todos os laboratórios (instalados em 22 Centros de Educação de Jovens e Adultos) onde as provas foram realizadas havia um técnico. A Seduc disponibilizou máquinas com telas touch screen, sensível ao toque, permitindo ao usuário sem afinidade com manuseio de equipamentos eletrônicos a realização do exame. “O modelo atual (supletivo on line) é mais seguro para a certificação do conhecimento dos candidatos”, destaca Mattos.

Um dos desafios dessa nova metodologia é atingir a todos os interessados em fazer o Supletivo. Dadas as dimensões de Mato Grosso, os 22 laboratórios distribuídos nos municípios pólos se fazem insuficientes. A Seduc estuda a realização (mesmo que sazonal) de provas em alguns municípios para facilitar o acesso de quem reside no interior em cidades distantes dos Cejas. E ainda, para atendimento dos moradores de Alta Floresta (a 800 km ao Norte de Cuiabá) a Seduc estuda parceria com a prefeitura da cidade.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário