quarta-feira, 26 de junho de 2013

A virtude positiva de expressar gratidão


Olga Lustosa

Sentir-se grato por algo ou a alguém realmente atrai coisas que você aprecia e valoriza em sua vida. Temos vivido tensos e com medo de não ter o suficiente para viver. Mas a prática da gratidão é um caminho para aliviar esses sentimentos desconfortáveis de medo da escassez. Onde há gratidão, não há espaço no coração do homem para o medo.

A vida pode ser muito provocadora, porém, a ambição eleva assustadoramente o nível de ansiedade. Quando você tem o suficiente, agradeça porque isso pode ser benéfico para a saúde. A virtude positiva de dar graças é uma expressão de gratidão, um reconhecimento que externa a bondade.

Um artigo do Wall Street Journal sugere que a manutenção de uma atitude de gratidão pode melhorar o psicológico, o emocional e o bem-estar físico da pessoa. O artigo afirma que a gratidão e o agradecimento podem ser cultivados para mudar velhos padrões. Adultos que freqüentemente sentem gratos tem mais energia, otimismo, conexões sociais e felicidade, são mais propensos a perseguir objetivos mais elevados e sentirem-se mais satisfeitos com seus amigos e familiares. Os pesquisados que mantinham sentimento de gratidão eram mais propensos a fazer progressos em direção a importantes objetivos pessoais, em comparação aos indivíduos amuados e eternamente insatisfeitos.

Pode ser uma tarefa árdua mostrar gratidão, porque é necessário uma certa reflexão, uma ciência das limitações. A gratidão brota de um momento de introspecção, portanto, identificar e expressar gratidão às vezes pode ser difícil, especialmente se você acha que não tem muito a agradecer. Entretanto as pessoas podem aprender a ser gratas, a cultivar esse sentimento manso, que pode ser traduzido por um sorriso, uma palavra, um abraço forte, uma visita. A gratidão pode ainda ser a cura para o materialismo e uma das melhores maneiras de aumentar a felicidade e sensação de bem-estar. É claro que precisamos vigiar permanentemente nossa mente para que não passemos mais tempo reclamando do que apreciando a vida. Nem sempre quando escolhemos o caminho mais fácil, fazemos a melhor escolha.

Voltando ao básico, devemos ser gratos por estarmos vivos hoje. Meu entendimento é que não devemos concentrar em coisas materiais que podemos e queremos ainda adquirir, mas devemos debruçar sobre o que já temos. Quando se trata de ser grato, acho que todos nós sabemos exatamente por onde começar; agradecendo pelo dom da vida. Seja qual for o seu fardo, eu espero que você tenha motivos para ser grato, também.

Podemos ser gratos até por algumas dificuldades que vivenciamos em nossas vidas e reconhecê-las como experiência e amadurecimento. Nada existe sem essa dualidade de positivo e negativo. Em vez de resistir as dificuldades, podemos escolher enfrentar as emoções que nos cercam. Pois embora pareça que a emoção é criada por causa dos problemas, são os problemas que são gerados por causa de determinadas emoções.

Olga Borges Lustosa é cerimonialista pública e acadêmica de Ciências Sociais pela UFMT e escreve exclusivamente neste blog toda terça-feira - olga@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário