quarta-feira, 26 de junho de 2013

O OLHAR FEMININO NA POLÍTICA



A política tem sido um mundo ocupado, em sua maioria, pelo universo masculino, deixando uma imensa lacuna provocada pela falta da presença feminina em maior número e das qualidades que lhe são inerentes: emoção, sensibilidade, cuidado com o outro, acolhida, cooperação, solidariedade. Homem e mulher têm naturezas distintas, que dão origem a comportamentos e ações também diferenciadas.
De acordo com a definição de Leonardo Boff,

"o feminino no homem e na mulher é aquele momento de mistério, de integralidade, de profundidade, de capacidade de pensar com o próprio corpo, decifrar as mensagens escondidas sob sinais e símbolos, de interioridade, de sentimento de pertencer a um todo maior, de guardar no coração, de poder gerador e nutridor, de vitalidade e espiritualidade."
Essas qualidades do princípio feminino são difíceis de vermos manifestadas nas ações políticas. Vemos os políticos dos Poderes Legislativo e Executivo voltados quase exclusivamente para a construção das pontes de concreto, das rodovias, das escolas, dos hospitais, enfim, para as obras estruturais do mundo externo.

É raro ouvir um político em defesa de uma obra que transcenda o aspecto material da nossa existência, como atenção à saúde integral e espiritual do ser humano. E, hoje, vemos as consequencias dessa unilateralidade na forma de pensar e de agir de toda a sociedade, refletidas no crescente desequilíbrio ambiental, nos altos índices de violência e de inúmeros outros agravos à vida que ameaçam, principalmente, a sobrevivência das gerações futuras. Inclusive, há mais de duas décadas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um apelo para que todos se tornem um agente de saúde, pois o planeta inteiro está doente.

Para reverter esse quadro de destruição, precisamos avançar urgentemente no cuidado com a vida. Nesse sentido, o papel e o poder feminino são de vital importância. As mulheres são cuidadoras por natureza. É no ventre feminino que uma nova vida é concebida, acolhida e trazida à luz para o mundo. Alguns mestres espirituais já profetizaram que as mulheres serão as mensageiras destes novos tempos.

Que as mulheres presentes na política brasileira, nas esferas federal, estadual e municipal, permeadas pela sensibilidade do olhar feminino, sejam instrumentos para viabilizarem mudanças e concretizarem ações governamentais que levem a sério e priorizem um trabalho direcionado para a expansão da consciência humana, que resulte em mais paz e equilíbrio para todos! Essa é a magna e indestrutível obra que garantirá a sustentabilidade da vida no planeta.

BENEDITA ENILDES DE CAMPOS CORRÊA é Administradora e Terapeuta Corporal Ayurveda. Profª de Yoga. Ministra seminários vivencias à organizações governamentais e privadas na área de Qualidade de Vida e Humanização da Convivência. Autora do livro Vida em Palavras – coletânea de crônicas. E-mail: omsaraas@terra.com.br Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
website: www.solautoconhecimento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário