segunda-feira, 24 de junho de 2013

Programa mobiliza alunos em todo Estado de Goiás

Programa implantado pela Secretaria da Educação de Goiás tem orientados os alunos na produção de seus textos

Fonte: Tribuna do Planalto (GO)


O polo da Escola de Formação em Monte Alegre de Goiás, da Subsecretaria Regio­nal de Campos Belos, realizou em maio uma ação estratégica para atrair os estudantes da 3ª série do Ensino médio para a plataforma virtual do programa “Reescre­vendo o Futuro” e garantir maior participação dos Alunos na produção das redações.

Os resultados foram surpreendentes. A mobilização dos Professores, tutores pedagógicos e vice-diretores das Escolas, durante uma oficina realizada em Campos Belos, fez com que os acessos à plataforma ead.seduc.go.gov.br, bem como o envio de textos via internet, triplicassem.

De acordo com Walkiria Pereira Ramos Carneiro, diretora do polo da Escola de Formação de Monte Alegre de Goiás, o intuito dessa mobilização foi alcançar o maior número de estudantes possível dentro do contingente de 300 Alunos da 3ª série dos colégios estaduais Antônio José de Oliveira, de Monte Alegre, e Polivalente Professora Antusa e Felismina Cardoso Batista, de Campos Belos.

Além da mobilização nas Escolas, a oficina reuniu mais de 10 Professores de Língua Portuguesa, tutores pedagógicos e vice-diretores das três unidades. “Foi importante sensibilizar os Professores a utilizarem suas aulas para trabalharem o tema A Melhor Idade e apoiar os Alunos que queriam produzir a redação”, disse Walkiria.

Segundo ela, a oficina também serviu para orientar profissionais e estudantes sobre como utilizar a plataforma do “Reescrevendo o Futuro”, que oferece, mensalmente, duas propostas de redações, corrigidas por Professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC/GO), parceira da Secretaria de Estado da Educação nesse programa. “Nós percebemos que era preciso agir para beneficiar um número maior de Alunos”, afirma Walkíria, justificando que a saída foi envolver a Escola, os Professores, tutores e gestores no “Reescrevendo o Futuro”. “É um programa muito bom que oferece oportunidade para os estudantes produzirem os textos nos mesmos moldes do Enem (Exame Nacional do Ensino médio) e vestibulares”, comenta.
Reestruturação
A experiência de Monte A­le­gre de Goiás, conforme destaca o diretor do Polo Central da Es­co­la de Formação da Seduc, Mar­celo Jerônimo Araújo, poderá ser ampliada para toda a rede, ao lado de outras ações constantes do plano de reformulação do “Rees­crevendo o Futuro” para o próximo semestre.
O programa foi expandido para 300 Escolas e demanda uma nova estrutura. Em abril último, mais de 10 mil estudantes responderam às propostas de redação e, desse total, cerca de 40% a enviaram em papel para a correção.

Em maio, apenas uma redação foi proposta até que o trabalho dos corretores de textos fosse concluído. A partir de junho, o programa retoma as duas propostas mensais. “Até agora, o “Reescrevendo o Fu­turo” estava focado na produção das redações com vistas às devolutivas pelos Professores da PUC, mas agora é preciso considerar o impacto que o programa vem produzindo na comunidade Escolar”, ressalta Marcelo Jerônimo.

Segundo afirmou, a Escola de Formação vai incrementá-lo para que o plano de trabalho dos Professores na Escola sirva de suporte aos Alunos também no “Rees­crevendo o Futuro”.

Nesse sentido, a realização de oficinas nos diferentes polos da Es­­cola de Formação dará a preparação necessária a esses Professores, assegura o diretor do Polo Central.


Opinião: Novo futuro

A Escola de Ensino Mé­dio em Tempo Integral é realidade em Goiás. Está em curso nas esco­las estaduais uma das mais bem sucedidas experiências pedagógicas e de gestão Escolar, em que o Aluno recebe a formação acadêmica e, ao mesmo tempo, orientação profissional e preparação para a vida.

Com este programa, também chamado “Novo Futuro”, cumprimos mais uma diretriz do Pacto pela Educação - o nosso plano de reforma educacional - e avançamos na execução do Plano Nacional de Educação que, entre outras metas, estabelece a oferta de Educação em tempo integral para o Ensino médio, visando ainda a redução das desigualdades educacionais e o fim da situação de exclusão de milhares de Alunos da rede pública. Sem contar que resgatamos a importância histórica de tradicionais colégios goianos que tanto contribuíram para a formação de milhares de estudantes em nosso estado, como o Lyceu de Goiânia, Pedro Gomes e José Carlos de Almeida, todos beneficiados por este programa.

Segundo o último Ideb, nossa rede pública estadual registrou o maior crescimento em qualidade do país. Ainda assim, temos muitos desafios para chegarmos ao patamar ideal para os nossos 270 mil Alunos que cursam o Ensino médio. Para assegurarmos um avanço ainda mais expressivo no desempenho destes estudantes que será replicado aqui o projeto das Escolas de tempo integral já existente em Pernambuco e em estados como Ceará e São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro.

Com métodos e tecnologias inovadoras de gestão, planejamento pedagógico e acompanhamento diferenciado serão oferecidas oportunidades aos estudantes de promoverem o que chamamos de “Projeto de Vida” - sob orientação de um Educador que irá potencializar suas habilidades e seus anseios, pondo fim ao estigma de que precisam reproduzir a condição social em que vivem. Ou seja, nestas Escolas de tempo integral, os Alunos estarão em situação melhor do que se estivessem em subempregos e sem perspectiva de contribuírem para mudar a realidade socioeconômica de suas famílias.

Quinze Escolas adotaram, desde janeiro de 2013, o programa a ser expandido, posteriormente, para as demais unidades educacionais, beneficiando cerca de oito mil Alunos. Os estudantes que optarem pela formação superior são preparados com atividades que irão ampliar suas chances de ingresso na universidade. Aqueles que, no seu “Projeto de Vida”, demonstrarem interesse em entrar direto no mercado de trabalho, terão a formação acadêmica acompanhada de orientações para o desenvolvimento de competências próprias para isso.

Na Escola de Ensino médio em Tempo Integral, os estudantes vão encontrar, além do currículo básico com 13 disciplinas e duas disciplinas eletivas, inúmeras oportunidades de exercerem seu protagonismo juvenil e o associativismo, participando de Atividades Pedagógicas Integradas que também estimularão o empreendedorismo juvenil.

O “Projeto de Vida” do jovem é o grande diferencial desse programa porque leva o estudante a pensar no seu futuro e a projetá-lo ao mesmo tempo em que avança nos estudos acadêmicos. Ele segue os dois caminhos sem prejuízos para um ou para o outro, se conhecendo melhor, identificando como deseja atuar, como se tornar um bom profissional e também se realizar individualmente. Todo este processo que ele vivenciará vem preencher uma lacuna, um vazio que angustia os nossos jovens quase sempre despreparados para lidarem com suas incertezas e medos. Eles precisam de boas e reais oportunidades ao longo da vida.

Eles merecem um novo futuro.

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