Volney Albano / Seduc-MT |
Formação para professores quilombolas |
A formação está dividida em três etapas e será conduzida pelo professor da
Universidade de Brasília (UNB) e PhD em estudos raciais e geográficos, Rafael
Sanzio. De acordo com a gerente de Diversidades da Secretaria de Estado de
Educação (Seduc), Ângela Maria dos Santos, o professor também a partir da terça
(25.06) deverá abordar a relação histórica entre Brasil e África e a influência
africana na cultura brasileira.
Durante a semana os professores ainda irão estudar a lei 10.639/2003 que instituiu o ensino da história e cultura afro em todas as Escolas do país. A professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Lori de Jesus deu início aos trabalhos nesta segunda-feira enfocando a Constituição Federal, a Legislação Educacional Brasileira (LDB) 9394/2006, entre outros. O objetivo é subsidiar os cursistas sobre a trajetória e transformação da legislação educacional sobre a temática.
Participante da formação, a professora Rosa Betania da Escola Estadual Verena Leite de Brito de Vila Bela da Santíssima Trindade (531 km de Cuiabá), informa que deste 2005 a unidade trabalha para cumprir a lei 10.639 e implementar as políticas de educação para os estudantes quilombolas do município. Ela destaca que a cidade é reconhecida como quilombo urbano e possui a unidade, que conta com 1.600 alunos.
“Viemos em cinco professores para essa primeira etapa. Sempre participamos de formações com o objetivo de melhorar a qualidade da educação com as especificidades do ensino quilombola da nossa Escola”, disse. Betania ressalta ainda que pretende discutir no curso, mecanismos que contribuam para melhorar a integração curricular entre as disciplinas ofertadas na unidade. “A idéia é que todas as aulas sejam integradas à história e cultura africana”, finalizou.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
Durante a semana os professores ainda irão estudar a lei 10.639/2003 que instituiu o ensino da história e cultura afro em todas as Escolas do país. A professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Lori de Jesus deu início aos trabalhos nesta segunda-feira enfocando a Constituição Federal, a Legislação Educacional Brasileira (LDB) 9394/2006, entre outros. O objetivo é subsidiar os cursistas sobre a trajetória e transformação da legislação educacional sobre a temática.
Participante da formação, a professora Rosa Betania da Escola Estadual Verena Leite de Brito de Vila Bela da Santíssima Trindade (531 km de Cuiabá), informa que deste 2005 a unidade trabalha para cumprir a lei 10.639 e implementar as políticas de educação para os estudantes quilombolas do município. Ela destaca que a cidade é reconhecida como quilombo urbano e possui a unidade, que conta com 1.600 alunos.
“Viemos em cinco professores para essa primeira etapa. Sempre participamos de formações com o objetivo de melhorar a qualidade da educação com as especificidades do ensino quilombola da nossa Escola”, disse. Betania ressalta ainda que pretende discutir no curso, mecanismos que contribuam para melhorar a integração curricular entre as disciplinas ofertadas na unidade. “A idéia é que todas as aulas sejam integradas à história e cultura africana”, finalizou.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário