quarta-feira, 26 de junho de 2013

Coluna da geral II


"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina".
Confúcio
Andréa Marques
Dia do Professor, com a palavra o mestre Paulo Freire:
"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".
Eu fui, não sou mais, mas tenho o maior orgulho de ter sido uma professora. Sei que de alguma forma contribui para o crescimento de meus alunos. E, para todos que ainda continuam na luta, o meu carinho. Clique AQUI e confira um vídeo em homenagem aos professores!
Fraude em licitação
Uma investigação conduzida por auditores do Tribunal de Contas da União encontrou indícios de fraude numa licitação aberta na gestão de Fernando Haddad no Ministério da Educação (MEC) para reforçar a área de informática e aumentar a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os auditores acharam indícios de que houve conluio entre empresas participantes da licitação, uso de documentos falsos, pagamentos irregulares e superfaturamento. As conclusões ainda não foram ao plenário do TCU.
UnB e cotas
O edital do vestibular 2013 da Universidade de Brasília (UnB) destina 12,5% das vagas para alunos de escolas públicas e 20% para candidatos negros. No total, 32,5% das 2.092 vagas serão para as cotas. O Programa de Avaliação Seriada (PAS) também passará por mudanças para destinar 12,5% das vagas para alunos de escolas públicas, mas não terá cotas para negros. Segundo a UnB, os novos editais serão publicados após decreto do Ministério da Educação (MEC) para regulamentar a Lei de Cotas.
Jardim das Virtudes
E se as plantas não fossem chamadas pelos nomes e, sim, pelos sentimentos que elas transmitem? Assim acontece no jardim da casa de Clarinha, personagem principal do espetáculo "O Jardim das Virtudes", do Grupo Almazém Teatro de Bonecos, que passará por 50 cidades do Paraná a partir deste mês. Com 45 minutos de duração e indicado a crianças de todas as idades, a peça perpassa pela amizade, solidariedade, cidadania e demais valores importantes para a formação da sociedade. As apresentações são patrocinadas pela Sanepar e os agendamentos de escolas são feitos em parcerias com as secretarias de educação ou unidades do Sesc nos municípios. Mais informações sobre as apresentações podem ser acessadas pelo site.
Serviço gratuito
Um serviço gratuito oferecido por diversas paróquias tem levado paulistanos à Igreja Católica -mas não para rezar. Voluntários se colocam à disposição para ouvir desabafos e histórias de quem quiser conversar, garantindo o sigilo do que é dito. Não é terapia, mas parece: a pessoa entra em uma sala, senta e fala com um interlocutor, que não dá sermão nem diz quantas aves-marias a pessoa deve rezar. Os voluntários não são psicólogos e não podem dar conselhos. "Apenas oferecemos tempo, atenção e paciência. O objetivo não é ser um tratamento psicológico, mas um serviço de desabafo", conta o padre Deolino Pedro Baldissera, que criou a escuta na paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema, zona sul, em 2003 e hoje conta com 16 pessoas na equipe.




Nota 10
Nota 0
“Ler e escrever é tão importante quanto respirar” é o lema de Ziraldo, que há mais de cinquenta anos desperta a curiosidade de crianças e adolescentes que mergulham em suas histórias. Dessa vez, o estímulo dado pelo autor foi para que o público infanto-juvenil contasse suas próprias histórias ilustradas pelo famoso desenhista. Com o tema “Rio: Conhecer para Cuidar”, cerca de 13 mil alunos da rede de ensino carioca Santa Mônica Centro Educacional escreveram sobre a cidade a partir de 20 desenhos do cartunista. O desafio dos alunos era o de escrever sobre suas experiências no Rio de Janeiro. Os alunos deveriam explorar não só coisas boas, mas deveriam também ter uma visão crítica sobre os problemas que a cidade enfrenta.
Balada boa, rua suja. O que era percepção geral do morador de ruas lotadas de bares e boates agora está comprovado. Um único dia de balada pode juntar dez vezes o volume de lixo de um dia útil. É verdade que festa em casa também junta muito lixo. Mas ele não é jogado no chão. Vai para o cesto, organizado, às vezes separado para reciclagem. Nos bairros boêmios, como a Vila Madalena, o problema é o lixo que os baladeiros jogam em ruas e calçadas. "O principal é copo, bituca de cigarro, guardanapo de papel, maço de cigarro e garrafa long neck. Tem pouco alumínio, porque os catadores recolhem as latinhas", explica Anrafael Vargas, diretor da Inova, empresa que desde dezembro cuida da limpeza urbana na região noroeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário