quarta-feira, 26 de junho de 2013

Governo instala 'Estado racial', diz sociólogo



DE SÃO PAULO

Demétrio Magnoli, sociólogo e professor da USP, defende que as medidas afirmativas para negros vão fazer com que os brasileiros, na sua imensa maioria, vivam cotidianamente sob o crivo da raça.


Folha - Como o professor vê a inclusão de cotas no funcionalismo público?

Demétrio Magnoli - O que o governo está fazendo é instalar um Estado racial. Isso não é novidade, é o que estava proposto no Estatuto da Igualdade Racial, que foi aprovado no Congresso apenas como uma declaração vaga de intenções.

No fundo, o governo está preenchendo aquilo que o Congresso não aprovou.
Todas essas medidas vão fazer com que os brasileiros vivam cotidianamente sob o crivo da raça. Qualquer coisa que se faça, desde entrar na faculdade até procurar um emprego, vai implicar uma autodefinição racial e uma certificação oficial dessa definição de raça.

Como a sociedade deve repercutir essa decisão?

Acho que tudo o que se podia fazer fora do Congresso já foi feito. Já houve uma saraivada imensa de críticas a essa política [de cotas]. O que eu acho é que a ampla oposição a esse tipo de medida que existe na população brasileira não encontra uma expressão política, porque os partidos de oposição renunciaram a fazer oposição a isso.

Na iniciativa privada, estuda-se criar incentivos fiscais para empresas que adotarem cotas para negros.

Na verdade, está tornando obrigatório, porque quando você dá benefícios fiscais está criando uma situação competitiva entre empresas. Você diz que está inviabilizando a empresa se ela não adotar o sistemas de cotas. (ANDRESSA TAFFAREL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário