sábado, 13 de novembro de 2010

ENEM - Provas Canceladas

Barrados no baile mais uma
vez: a prova do ENEM


Iza Aparecida Saliés

27/10/2010 20:17


Quando o governo anunciou a data da prova do ENEM para novembro conclui que tudo estava pronto para mais um evento de alto nível,mas, o que parece é que o produto veio apenas em nova embalagem e o conteúdo,antigo.


Digo isso porque já estou vendo reclamações, outro dia lendo o artigo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio/ ENEM/2010, informando sobre os locais de prova, matéria do portal IG/ São Paulo fiquei assustada com a falta de atenção do Ministério da Educação quanto às condições de mobilidade dos alunos que vão fazer a prova, e não é só isso.


O Ministério da Educação deve antes de tudo respeitar o aluno suas necessidades, condições e realidade. Deve levar em conta os que moram em localidades de difícil acesso, que não podem pagar condução, que não conhecem o lugar onde foi designado para fazer a prova. Tudo isso faz parte dos procedimentos de organização do evento.



A clientela desse evento é composta por uma maioria de adolescentes e jovens que em muitos casos desconhecem as regras da prova e não dispõe de suporte logístico da família.



Sabemos que as escolas passam horas orientando os alunos, preparando-os, mas,quando tratamos de adolescentes e jovens, tudo é possível acontecer. E ai, o futuro já foi.



A reportagem diz respeito à situação de alunas de cidade grande, ou seja, de São Paulo. E os outros? Que moram em cidades pequenas que não possuem transporte público? E os alunos do campo? E os alunos que não possuem dinheiro para o transporte?


Estamos tratando de um Exame para todos os alunos
que concluíram o Ensino Médio, sejam eles de classe social a, b, c, d, e, f...
E digo mais, em todo o país, a maior clientela é de alunos da rede pública de ensino ou de pessoas que deixaram de estudar, há tempos.

A realidade dos alunos não é a mesmas em todo o país, cada região tem as suas especificidades que precisam ser respeitadas. Faz uma prova nivelando as condições do aluno, significa que não está respeitando a diversidade brasileira e não está também, incluindo.

Como estamos falando de um Exame Nacional que desperta concorrência, muitos
alunos desprovidos de condições para organizar melhor sua prova, como indo ao local com antecedência, consultar na internet qualquer dúvida, ligar para o 0800 do Ministério da Educação, que não funciona quem perde com esse
desrespeito é o aluno que estudou o ano inteiro para ser barrado no ENEM.

Segundo o Ministério da Educação caso haja problemas o órgão tomará das devidas providências. Será? Mas um alerta, considerando as falhas ocorridas na organização do Enem do ano passado, como problemas de logística e de local de prova, recomendo que os alunos precisem ficar espertos, registrar a reclamação, guardar o documento, ligar e anotar o dia, hora da ligação, ficando munido de documentação fica fácil acionar os seus direitos.

A recomendação do Ministério de que no dia da prova (6 e 7/11/2010) só poderão levar caneta esferográfica de tinta preta, é uma orientação que precisa ser questionada pelos alunos e escolas. Fundamentados em que o MEC diz que é “por questões de segurança, não será permitido o uso de lápis, borracha, apontador,lapiseira ou grafite”?

Não poder utilizar o lápis durante a prova pode dificultar a compreensão da
pergunta, uma vez que o aluno ao ler, analisar e entender a questão vai
precisar de lápis e papel para fazer o seu rascunho, desenhar o seu
entendimento.

Pensar, rabiscar é necessário, faz parte da metodologia de estudo, muitas vezes o aluno precisa fazer os esquemas, o mapa conceitual da questão, considerando a interdisciplinaridade que pode ser solicitada pela pergunta.

Como as questões cobram competências e habilidades do aluno, então para
responder uma questão muitas vezes ele pode precisar de conhecimentos de outras áreas para responder com segurança o que está sendo solicitado.

O aluno precisa de tempo, condições para estruturar o raciocino lógico,
analítico e conceitual dos conteúdos implícitos nas questões da prova.

O quantitativo das questões da prova parece bastante elevado, considerando que são perguntas complexas que precisam ser contextualizadas com diversos
conteúdos, teorias, concepções de diferentes disciplinas escolares e para isso o aluno precisa de tempo disponível, condições para responder e, mas a redação,mesmo sendo distribuídas em dois dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário